No primeiro debate realizado nesta quarta-feira (18), na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), o candidato Tecio Teles (Novo) questionou a postulante Ludmila Outtes (UP) sobre suas propostas para a segurança pública.
Tecio defendeu a criação de uma academia para a Guarda Municipal, com foco em capacitação e treinamento, e concluiu sua fala afirmando que “a esquerda, o PT e o PSB acabaram com a cidade do Recife”.
Em resposta, Ludmila afirmou que o armamento não aumenta a segurança, mas sim a violência. Ela defendeu que a solução para a segurança pública está em investimentos sociais, argumentando que “a falta de perspectiva está por trás da maior parte dos casos”. A postulante ressaltou que não se pode debater segurança sem antes discutir o fim da fome e do desemprego.
Na tréplica, Teles reafirmou sua posição a favor do armamento da segurança pública, além de reiterar a proposta de criar a academia da Guarda Municipal para treinar e capacitar seus membros. O candidato também destacou seu apoio às Parcerias Público-Privadas (PPPs), falando que “desde que bem feita, deve ser feita” defendendo que “deve ser utilizada como instrumento para avançar na vida das pessoas”.
Ludmila responde que precisa ser perguntada à classe trabalhadora “se eles preferem que o dinheiro seja investido em armamento ou em comida e moradia” e critica o candidato, afirmando que seu partido, o Novo, foi o único que votou contra o aumento do piso da enfermagem.