O legado de José Patriota, uma liderança que lutou pelo fortalecimento dos municípios pernambucanos
O deputado atuou em momentos importantes no Estado de Pernambuco; defendendo a pauta municipalista e se destacando pela boa articulação política

Grande defensor do Pacto Federativo em prol dos municípios pernambucanos, o deputado estadual José Coimbra Patriota Filho faleceu nesta terça-feira (17), aos 63 anos. Ele enfrentava um tratamento contra um câncer de fígado desde 2018. Na semana passada, entrou em tratamento intensivo.
José Patriota nasceu em 9 de outubro de 1960, no município de Tabira, no Sertão pernambucano, mas cresceu no Sítio Carnaúba, em Afogados da Ingazeira, onde construiu um legado de trabalho árduo em prol do povo sertanejo. Era casado com Madalena Patriota e deixa quatro filhos: Patriane, Juliana, Marília e Neto.
O corpo dele foi velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na manha da terça-feira, e à tarde foi levado para Afogados da Ingazeira, município do qual ele foi prefeito por dois mandatos, além de vereador e vice-prefeito.
À noite, foi realizado um velório no Centro Desportivo Municipal de Afogados da Ingazeira. Nesta quarta-feira (18), ocorre o sepultamento, no Cemitério Parque da Saudade, às 16h.
O legado de Patriota
Patriota dedicou mais de 40 anos à militância e à gestão pública. Exerceu diversos cargos como vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, sendo este último por dois mandatos. Seu trabalho à frente da prefeitura lhe rendeu uma aprovação popular expressiva, alcançando 83% dos votos em sua reeleição.



Trabalhou no sindicato e como assessor da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (Fetape).
No governo do ex-governador Eduardo Campos, entre os anos de 2007 e 2010, patriota assumiu a Secretaria de Articulação Regional, realizando projetos estruturadores para as regiões de Pernambuco.
Ao longo de sua carreira atuou no combate às cheias e assumiu um papel importante na articulação municipal de combate à Zika e Covid-19. Na Pandemia, por exemplo, cobrou reiteradas vezes do governo federal coordenação e planejamento para a imunização nas cidades.
Ocupou a presidência de programas estruturantes como o ProRural, ProMata e ProMetrópole — que beneficiaram diversas regiões do Estado.
Amupe
O deputado deixou sua marca como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde serviu por cinco mandatos consecutivos (2013-2024), 10 anos. Por seus serviços prestados, em 2024, recebeu o título de presidente de honra da Amupe.
Como presidente defendeu pautas como melhor redistribuição dos impostos aos municípios e sempre defendeu o papel dos prefeitos que vivem o dia a dia da população na ponta.




Neste ano recebeu da Prefeitura do Recife a medalha da Ordem do Mérito Capibaribe, em reconhecimento ao trabalho e à defesa dos interesses dos municípios.
Homenagens
A Assembleia Legislativa de Pernambuco decretou luto de cinco dias e suspendeu todas as atividades legislativas previstas para a terça-feira.
A governadora Raquel Lyra prestou solidariedade à família e afirmou que Patriota "pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos.
"Deixa um legado construído como prefeito de Afogados da Ingazeira, deputado e presidente da Amupe, em diversos mandatos. O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Toda a minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos neste momento de despedida".
Priscila Krause
A vice-governadora do estado, Priscila Krause, lamentou a partida de José Patriota: "trabalho incansável".
"Hoje recebemos a triste notícia do falecimento do deputado José Patriota. Patriota deixa um legado de dedicação e trabalho incansável pelo o nosso Sertão e Estado como prefeito, deputado e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Para este momento difícil, meus sentimentos a todos os familiares e amigos de Patriota. Que Deus e Nossa Senhora dê conforto a todos".
João Campos
"Com o coração apertado, recebi a notícia da perda do meu amigo e colega de partido José Patriota. Homem firme, integro e humano, que marcou a sua vida por lutas ao lado do povo.
À frente da Amupe, liderou e defendeu como ninguém o municipalismo, buscando equilíbrio e combatendo desigualdades. Lembro de passagens memoráveis que o meu pai contava sobre Patriota, como integrante da sua equipe no Governo de PE, como prefeito de Afogados da Ingazeira e de histórias que viveu ao lado de Dr. Arraes.
Há pouco, tive a honra de condecorá-lo com a medalha da Ordem Mérito Capibaribe, a mais alta comenda da nossa cidade, por todas suas contribuições na vida pública."
"Patriota será sempre exemplo de atitude e perseverança, que seguirá nos inspirando. Estou decretando Luto Oficial por três dias no Recife. Em nome de sua esposa Madalena, deixo a minha solidariedade à sua família e amigos, pedindo para que Deus possa confortá-los nesse momento tão difícil.", completou.
Partido Socialista Brasileiro (PSB)
"Pernambuco fica menor sem José Patriota", lamentou o Presidente do PSB de Pernambuco, Sileno Guedes.
"Pernambuco perdeu, na madrugada desta terça-feira (17), um dos homens públicos que mais honra trouxe a este estado. O deputado José Patriota era um dos poucos que desfrutava da boa unanimidade, advinda do respeito e do fino trato dispensado por ele em suas relações pessoais e políticas e, mais ainda, pelo vigor com que defendia os interesses do povo pernambucano.
Nascido em Tabira e com vida política iniciada em Afogados da Ingazeira, sempre colocou seu coração sertanejo a serviço do Pajeú e de todo o estado. Desde muito cedo, Patriota percebeu a importância da causa municipalista, sua missão de vida. Talvez por essa razão, exerceu mandatos de vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira com tanto destaque, obtendo, em sua recondução à prefeitura, 83% dos votos válidos. Também foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos consecutivos, de 2013 a 2023, vindo a se tornar presidente de honra da entidade, em 2024.
Dentro do PSB, conviveu com os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e era um dos quadros históricos que mais orgulhavam o partido. Em seus mais de 40 anos de vida pública, foi secretário de estado e presidente de órgãos e programas como ProRural, ProMata e ProMetrópole, que realizaram projetos estruturadores em benefício de todas as regiões do estado.
Em 2022, foi eleito deputado estadual com 43.586 votos, vindo a assumir, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a presidência da Comissão de Assuntos Municipais, mais um espaço onde pautou os agentes políticos sobre demandas importantes para o municipalismo, a exemplo de votações emblemáticas sobre a redistribuição de receitas para as prefeituras, em 2023.
Pernambuco fica menor sem José Patriota, que partiu tão cedo, aos 63 anos. Aos familiares, externamos toda a nossa solidariedade e registramos também o nosso desejo de que, da saudade que fica e da tristeza que agora sentimos, tiremos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, que é onde as pessoas vivem e onde precisam que as políticas públicas cheguem cada vez mais fortalecidas, como ele tanto defendia".
AMUPE
A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) lamentou a morte de José Patriota, classificando o parlamentar como "o maior líder municipalista de Pernambuco".
"A AMUPE lamenta profundamente o falecimento de José Patriota, presidente de Honra da associação, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e deputado estadual.
Patriota foi um defensor incansável do municipalismo, deixando um legado marcante de conquistas. Agradecemos por sua dedicação à vida pública e ao fortalecimento dos municípios pernambucanos".
Diogo Moraes
Diogo Moares, deputado estadual de Pernambuco e representante do Polo de Confecções na Alepe, lamentou a perda do amigo.
"Hoje o dia amanheceu mais triste. Perdi um grande amigo. Pernambuco perdeu um líder político que inspirou muitas gerações e o Pajeú perdeu um dos seus representantes na Assembleia Legislativa. O deputado José Patriota, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e um defensor do municipalismo, nos deixou.
Por muitos anos, Patriota presidiu a Associação Municipalista de Pernambuco e foi uma referência na luta por um novo pacto federativo.
Além de dividir a bancada com ele como deputado estadual e poder aprender muito, tive a satisfação de ser do mesmo partido. Aliás, sempre fomos filiado à mesma legenda, ao PSB de Miguel Arraes e de Eduardo Campos.
Neste momento tão triste para todos nós, desejo conforto a sua família, amigos e eleitores. Que Patriota seja acolhido no céu com muito amor, como ele merece".
Silvio Costa Filho
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho também lamentou a morte: "vai deixar saudades".
"Recebi com pesar a notícia de falecimento do amigo, deputado estadual e ex-prefeito José Patriota. Patriota foi um grande quadro da política de Pernambuco; referência nacional do movimento municipalista.
Seu legado em prol do fortalecimento das administrações municipais vai ficar para sempre. Quero me solidarizar com a família, amigos e eleitores do deputado neste momento difícil. Patriota vai deixar saudade em todos nós!".
Humberto Costa
O senador Humberto Costa lamentou profundamente a perda de Patriota: "muita tristeza".
"Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do meu amigo, o deputado estadual José Patriota. Deixo aqui minha solidariedade à família, aos amigos e a todos e todas que acompanhavam o trabalho desta grande figura humana.
José Patriota mudou a cidade de Afogados da Ingazeira pra melhor, tez a boa política, um gestor incomparável. Além disso, carregou no coração a leveza de uma pessoa do bem, integra, correta. Um dos maiores defensores das causas municipalistas da história de Pernambuco. Vai com Deus, José Patriota!".
Augusto Coutinho
O deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos/PE), coordenador da Bancada de Pernambuco no Congresso Nacional, se solidarizou com a luta de Patriota contra o câncer de fígado:
“Recebi com muito pesar a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota, que lutava contra contra um câncer há seis anos.
Importante líder municipalista, Patriota teve atuação decisiva na presidência da Amupe e também deixou relevante legado como prefeito de Afogados da Ingazeira e legislador na Casa de Joaquim Nabuco.
Neste momento de luto e saudade, estendo meus sentimentos à família, aos amigos a todos que acompanharam sua relevante trajetória em nossa política.”
Pedro Campos
"Hoje, a política de Pernambuco perdeu um dos seus maiores expoentes. José Patriota fez história em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú e em Pernambuco.
Sempre ao lado das lutas populares, Zé acumulava virtudes como a capacidade de sentir a dor do povo, formular caminhos, articular soluções e animar as pessoas com sua admirável oratória. A política e o povo Pernambucano sentirão falta do Deputado José Patriota.
Nós sentiremos falta do amigo, daquele sempre disponível para uma boa conversa e sempre preciso nos conselhos, por mais difíceis que fossem.
Meu amigo, você combateu o bom combate, guardou a fé e não tenho dúvidas que Nosso Senhor te aguarda com a Coroa da Justiça. Que Ele também possa confortar sua família, seus amigos e seu povo".
Fernando Dueire
O senador lamentou a morte de José Patriota: "vai fazer falta a muita gente".
"Hoje em Pernambuco o dia amanhece com forte sentimento de perda. José Patriota, um amigo fraterno, portador de valores humanos superlativos, de alma simples e grande saber, mudou de dimensão.
Vai fazer falta a muita gente, em particular aos sertanejos do Pajeú que o tinham como maior referência. Meus sentimentos aos amigos e à toda sua família".
Álvaro Porto
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) também lamentou.
"É com imenso pesar que recebemos a notícia da morte do deputado, grande líder sertanejo e amigo José Patriota. Sua partida representa uma enorme perda para a Assembleia, para o Sertão do Pajeú, para Pernambuco e para a política.
Patriota construiu uma trajetória brilhante, sendo vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, secretário de estado e, por seis vezes, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do Sertão.
E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele. Patriota sai de cena deixando um legado de trabalho, de comprometimento com suas convicções e também de luta, resiliência e esperança.
A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajeú!
Que Deus conforte a todos nós nesta hora de dor e saudade".
Maria Arraes
A deputada federal Maria Arraes disse que a morte de José Patriota é uma "perda irreparável".
"É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota. O querido Patriota foi um líder firme e gentil, que dedicou sua vida pública ao desenvolvimento do Sertão e dos municípios pernambucanos.
Sua trajetória, marcada pelo compromisso com o povo, deixa um legado inspirador, seja como prefeito de Afogados da Ingazeira ou como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), onde exerceu um papel decisivo por anos.
Sua partida é uma perda irreparável para Pernambuco. Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de dor. Que sua memória seja sempre lembrada pela força e amor ao serviço público".
João de Nadegi
O deputado estadual João de Nadegi escreveu: "Recebo com muita tristeza a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota. Com mais de 40 anos de dedicação à política e à defesa dos municípios, ele sempre lutou pelo fortalecimento das nossas cidades.
Seu compromisso com o povo pernambucano é um exemplo que ficará marcado para todos nós. Que Deus traga conforto e paz aos coração da família e dos amigos neste momento tão difícil".
Marília Arraes
A vice-presidente nacional do Solidariedade, Marília Arraes, disse ter recebido "com muita tristeza" a notícia da morte de Patriota.
"É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota
Conheci Patriota quando eu ainda era muito jovem, sempre em defesa do homem e da mulher do campo, ao lado de Miguel Arraes, e pude conviver de perto com seu grande trabalho em defesa do municipalismo, quando foi prefeito e presidente da AMUPE.
Aos familiares e amigos, nossa solidariedade. Seu trabalho e dedicação farão falta, mas sua memória e contribuição para o desenvolvimento de nossas cidades permanecerão como um exemplo a ser seguido. Pernambuco lamenta a perda de um grande filho".