ELEIÇÕES

"Acessibilidade não é apenas instalação de corrimão", diz Dani Portela em sabatina à APEC

Dani Portela propõe políticas interseccionais para inclusão de pessoas com deficiência, destacando moradia e emprego durante sabatina na APEC

Cadastrado por

Caio Moraes

Publicado em 12/09/2024 às 18:40
Imagem da candidata ao cargo de prefeita do Recife, Dani Portela na APEC - Fran Silva / Equipe Dani Portela

A candidata à prefeitura do Recife pelo PSOL/REDE, Dani Portela, participou nesta quinta-feira (12) de uma sabatina na Associação Pernambucana de Cegos - APEC, onde apresentou suas propostas para inclusão e acessibilidade.

Dani destacou que Recife, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD 2022, tem o maior número de pessoas com deficiência do país e também a maior taxa de desemprego entre esse grupo. “Hoje, as principais reclamações são sobre acesso à saúde, educação e emprego. Acessibilidade vai além da instalação de corrimãos; é necessário um conjunto de políticas públicas que incluam moradia, emprego e renda”, afirmou.

ELEIÇÕES: tudo o que você precisa saber antes de votar

Durante o evento, a candidata ressaltou a “importância de políticas públicas que garantam acessibilidade e dignidade, reconhecendo barreiras como a falta de infraestrutura adequada e a necessidade de mais espaços acessíveis”.

A postulante enfatizou que suas propostas são interseccionais: “Pessoas com deficiência não querem apenas discutir acessibilidade; elas precisam ser priorizadas em todas as políticas: habitação, emprego, renda, mobilidade e lazer. É crucial reconhecer essas pessoas como plenas detentoras de direitos.”

Dani propõe uma cidade “mais inclusiva e equitativa”, com acesso pleno aos serviços públicos para todos. Entre suas propostas estão um programa permanente de renda básica municipal para pessoas com deficiência e seus cuidadores, cotas para políticas públicas de habitação e a ampliação de vagas educacionais e em Centros Comunitários da Paz (COMPAZ). Ela também sugere atendimentos específicos, programas esportivos adaptados e disciplinas curriculares sobre diversidade e campanhas contra o capacitismo.

Agenda da candidata nesta sexta-feira (13):

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS