praia | Notícia

Água escura escoa para o mar em Porto de Galinhas e preocupa comerciantes e turistas

Vídeo mostra galeria liberando água escura no mar; Prefeitura diz que sistema de drenagem foi aberto temporariamente devido às chuvas

Por Maria Clara Trajano Publicado em 18/03/2025 às 17:06

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma água de coloração escura saindo de uma galeria na praia de Porto de Galinhas, próximo à Praça das Esculturas, e escoando no mar.

No registro, vários turistas deixam as barracas e saem da água ao verem o líquido se espalhar pela areia. Moradores da região afirmam que o conteúdo despejado seria esgoto, levantando preocupações sobre a qualidade da água e o impacto ambiental na praia.

Prefeitura do Ipojuca esclarece situação

Em nota conjunta, a Prefeitura do Ipojuca e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) esclareceram que a estrutura se trata de uma rede de drenagem pluvial, cuja função é escoar as águas das chuvas.

Segundo o comunicado, a galeria foi temporariamente aberta devido às chuvas intensas, para evitar alagamentos na região.

“Após a identificação de diversas ligações clandestinas — realizadas por moradores e comerciantes da área — a Prefeitura optou pelo fechamento da rede para evitar a contaminação da orla. No entanto, em função das recentes e intensas chuvas, foi necessário realizar a abertura temporária da rede para evitar alagamentos, o que acabou ocasionando os transtornos registrados”, diz a nota.

Medidas e investimentos em saneamento

A Prefeitura destacou que está intensificando a fiscalização para coibir ligações irregulares e responsabilizar infratores. Também reforçou que a Compesa iniciou, em junho de 2024, a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Porto de Galinhas, com investimento de R$ 65 milhões.

“O projeto prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, três estações elevatórias, o assentamento de 18 km de tubulações e a ligação de 2.500 imóveis ao novo sistema”, informou a gestão municipal.

A previsão é de que a primeira etapa seja concluída em junho de 2026, beneficiando 19 mil pessoas nos bairros do Merepe e da Vila de Porto de Galinhas. Uma segunda fase será executada pela BRK, expandindo a rede para a Praia do Cupe.

A Prefeitura reafirmou o compromisso com o cuidado ao balneário e ao município como um todo.

Compartilhe