SERVIÇO

Compesa suspende abastecimento de água em quatro cidades do Agreste para manutenção; veja áreas afetadas

O serviço é para preparar a adutora para receber o incremento de 400 litros de água por segundo após uma obra de interligação com o Sistema Jucazinho

Cadastrado por

JC

Publicado em 16/02/2025 às 16:01 | Atualizado em 16/02/2025 às 18:43
Compesa realizará manutenção programada no Sistema Adutor do Agreste - Compesa / divulgação

Compesa iniciará, na próxima terça-feira (18), a partir das 7h, a manutenção programada no Sistema Adutor do Agreste, no trecho do município de Belo Jardim. A ação é necessária para preparar a adutora para receber o incremento de 400 litros de água por segundo após uma obra de interligação com o Sistema Jucazinho, prevista para ser executada em meados de março.

Será por meio da Adutora do Agreste que a água do rio São Francisco irá socorrer os 14 municípios atendidos por Jucazinho, cuja barragem está em situação de pré-colapso devido à escassez hídrica na região. A companhia aproveitará a paralisação do Sistema Adutor do Agreste para realizar diversas ações preventivas e corretivas em suas unidades operacionais. Os serviços deverão ser concluídos às 19h da quarta-feira (19).

Após o retorno da operação do sistema, a expectativa é que a rede de distribuição esteja pressurizada até a noite da quinta-feira (20). De acordo com a Compesa, após a conclusão de serviços em sistemas de grande porte, como é o caso do Sistema Adutor do Agreste, é preciso um período de 24 horas para o retorno da operação, que envolve o tempo necessário para o enchimento de adutoras, reservatórios e o retorno gradual da distribuição de água.

Dentre as ações preventivas planejadas, estão as revisões eletromecânicas nas estações elevatórias (sistemas de bombeamento), além de serviços de manutenção em válvulas e registros e nas tubulações ao longo do sistema. Também serão realizadas melhorias nas estações de tratamento de água nos municípios que compõem o sistema. A manutenção corretiva envolve o reparo de um vazamento de grande porte na Estação Elevatória Ipojuca (unidade de bombeamento), que fica em Belo Jardim.

Para realizar os serviços planejados, será necessário suspender o abastecimento de água de localidades das cidades de Caruaru, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus e Sanharó, que recebem água via Adutora do Agreste.

Áreas afetadas:

Segundo os técnicos da Compesa, as atividades de manutenção precisam ocorrer periodicamente para correção de falhas, redução de perdas e adoção de ações preventivas, e também para viabilizar ações de melhorias com vistas a garantir a regularidade ou ampliação do abastecimento de água à população.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS