Chuvas | Notícia

Prefeitura do Recife renova estágio de Alerta Máximo

Medida foi tomada devido ao alto acumulado de chuvas nas últimas 24 horas, que já supera 150 mm em alguns pontos da cidade

Por Zayra Pereira Publicado em 05/02/2025 às 22:13

O Centro de Operações do Recife (COP), no final da tarde desta quarta-feira (5), comunicou que a cidade permanece em estágio de Alerta Máximo, iniciado às 10h20.

Esse estágio ocorre quando as condições meteorológicas extremas representam um risco elevado para a população, demandando a mobilização de uma grande força-tarefa para restabelecer a normalidade.

No início da noite, o prefeito João Campos liderou mais uma reunião no COP para definir as ações do órgão nas próximas horas. A Prefeitura orienta que os moradores de áreas de risco busquem locais seguros ou abrigos municipais, caso necessário.

Nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas superiores a 150 mm em algumas áreas do município. A Prefeitura do Recife está oferecendo 10 abrigos em diferentes regiões da cidade:

  • Centro Social Bidu Krause (Totó);
  • Escola Municipal Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba);
  • Escola Municipal Célia Arraes (Várzea);
  • Escola Municipal de Água Fria (Água Fria);
  • Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira);
  • Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro);
  • Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura);
  • Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral);
  • Igreja Batista do Caçote (Areias);
  • Igreja Batista Nacional (Coqueiral).

Com a renovação de Alerta Máximo, todos os serviços não essenciais, assim como atividades culturais e esportivas, foram suspensos. As aulas presenciais dos turnos da tarde e noite na rede municipal foram canceladas na quarta-feira.

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que, até às 18h, recebeu 40 solicitações relacionadas a quedas de galhos ou árvores. Desses casos, 27 foram resolvidos, seis estão em andamento e os demais estão sendo monitorados pelas equipes de rua.

Também na manhã desta quarta-feira, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) recebeu 16 solicitações para manutenção de semáforos. O Túnel Josué de Castro, no Pina, foi interditado no final da manhã, mas foi liberado para circulação de veículos ao longo da tarde. Durante todo o dia, 107 agentes foram destacados para orientar os motoristas nas vias.

A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife informou que, até as 18h desta quarta-feira (5), recebeu 292 solicitações, incluindo pedidos de colocação de lonas e vistorias. Devido às fortes chuvas, a orientação é que moradores de áreas de risco busquem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800-081-3400, disponível 24 horas.

As equipes municipais seguem monitorando a situação, e a Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelo telefone 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia. 

A recomendação é para que a população evite deslocamentos e permaneça atenta aos canais oficiais da Prefeitura, onde informações sobre a rotina da cidade, como o trânsito, pontos de alagamento e a abertura de abrigos, são atualizadas em tempo real.

Atendimendo médico

A Secretaria de Saúde do Recife informou que, devido às chuvas, o atendimento ambulatorial na rede municipal foi suspenso nesta quarta-feira. Continuam em funcionamento os serviços de pronto atendimento (SPAs), além de maternidades, hospitais e emergências para adultos e crianças.

Pacientes com consultas agendadas nas Unidades de Saúde da Família (USF e USF Mais), Unidades Básicas Tradicionais (UBTs), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), ambulatórios das policlínicas e na rede conveniada terão seus atendimentos reagendados para uma data próxima, sem prejuízo aos usuários do SUS.

A Central de Regulação do Recife já entrou em contato com esses pacientes. Por isso, é importante que a população mantenha o telefone atualizado no Conecta Recife, pois a comunicação sobre o novo agendamento será feita por esse canal.

Outra forma de atualizar os dados é pelo Conecta Zap da Prefeitura (81 99117-1407). A Saúde também orienta a evitar o contato com a água acumulada nas vias, prevenindo doenças como a leptospirose, e recomenda o uso de calçados para prevenir cortes e lesões.

A rede de saúde do Recife registrou 49 ocorrências relacionadas às chuvas, todas de menor gravidade, como infiltrações e dificuldades de acesso devido aos alagamentos nas áreas externas.

A Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, teve uma queda no fornecimento de energia, mas o atendimento segue normalmente com o uso de gerador.

Compartilhe