O Centro de Operações do Recife (COP), no final da tarde desta quarta-feira (5), comunicou que a cidade permanece em estágio de Alerta Máximo, iniciado às 10h20.
Esse estágio ocorre quando as condições meteorológicas extremas representam um risco elevado para a população, demandando a mobilização de uma grande força-tarefa para restabelecer a normalidade.
No início da noite, o prefeito João Campos liderou mais uma reunião no COP para definir as ações do órgão nas próximas horas. A Prefeitura orienta que os moradores de áreas de risco busquem locais seguros ou abrigos municipais, caso necessário.
Nas últimas 24 horas, foram registradas chuvas superiores a 150 mm em algumas áreas do município. A Prefeitura do Recife está oferecendo 10 abrigos em diferentes regiões da cidade:
- Centro Social Bidu Krause (Totó);
- Escola Municipal Alto da Guabiraba (Brejo da Guabiraba);
- Escola Municipal Célia Arraes (Várzea);
- Escola Municipal de Água Fria (Água Fria);
- Escola Municipal Diácono Abel Gueiros (Macaxeira);
- Escola Municipal Paulo VI (Linha do Tiro);
- Escola Municipal Professor Florestan Fernandes (Ibura);
- Igreja Batista Coqueiral (Coqueiral);
- Igreja Batista do Caçote (Areias);
- Igreja Batista Nacional (Coqueiral).
Com a renovação de Alerta Máximo, todos os serviços não essenciais, assim como atividades culturais e esportivas, foram suspensos. As aulas presenciais dos turnos da tarde e noite na rede municipal foram canceladas na quarta-feira.
A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informou que, até às 18h, recebeu 40 solicitações relacionadas a quedas de galhos ou árvores. Desses casos, 27 foram resolvidos, seis estão em andamento e os demais estão sendo monitorados pelas equipes de rua.
Também na manhã desta quarta-feira, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) recebeu 16 solicitações para manutenção de semáforos. O Túnel Josué de Castro, no Pina, foi interditado no final da manhã, mas foi liberado para circulação de veículos ao longo da tarde. Durante todo o dia, 107 agentes foram destacados para orientar os motoristas nas vias.
A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife informou que, até as 18h desta quarta-feira (5), recebeu 292 solicitações, incluindo pedidos de colocação de lonas e vistorias. Devido às fortes chuvas, a orientação é que moradores de áreas de risco busquem abrigos seguros e acionem o órgão pelo telefone 0800-081-3400, disponível 24 horas.
As equipes municipais seguem monitorando a situação, e a Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelo telefone 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.
A recomendação é para que a população evite deslocamentos e permaneça atenta aos canais oficiais da Prefeitura, onde informações sobre a rotina da cidade, como o trânsito, pontos de alagamento e a abertura de abrigos, são atualizadas em tempo real.
Atendimendo médico
A Secretaria de Saúde do Recife informou que, devido às chuvas, o atendimento ambulatorial na rede municipal foi suspenso nesta quarta-feira. Continuam em funcionamento os serviços de pronto atendimento (SPAs), além de maternidades, hospitais e emergências para adultos e crianças.
Pacientes com consultas agendadas nas Unidades de Saúde da Família (USF e USF Mais), Unidades Básicas Tradicionais (UBTs), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), ambulatórios das policlínicas e na rede conveniada terão seus atendimentos reagendados para uma data próxima, sem prejuízo aos usuários do SUS.
A Central de Regulação do Recife já entrou em contato com esses pacientes. Por isso, é importante que a população mantenha o telefone atualizado no Conecta Recife, pois a comunicação sobre o novo agendamento será feita por esse canal.
Outra forma de atualizar os dados é pelo Conecta Zap da Prefeitura (81 99117-1407). A Saúde também orienta a evitar o contato com a água acumulada nas vias, prevenindo doenças como a leptospirose, e recomenda o uso de calçados para prevenir cortes e lesões.
A rede de saúde do Recife registrou 49 ocorrências relacionadas às chuvas, todas de menor gravidade, como infiltrações e dificuldades de acesso devido aos alagamentos nas áreas externas.
A Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, teve uma queda no fornecimento de energia, mas o atendimento segue normalmente com o uso de gerador.