clima

Chuvas no Recife: confira onde há alagamentos nesta quarta-feira (5)

Alerta laranja emitido pela Apac prevê pancadas de chuva moderadas a fortes. Em casos de emergência, a Defesa Civil deve ser acionada

Cadastrado por

Maria Letícia Menezes

Publicado em 05/02/2025 às 6:34 | Atualizado em 05/02/2025 às 11:29
Chuvas fortes atingiram a Região Metropolitana do Recife na noite desta terça (4) e devem continuar durante todo o dia da quarta-feira (5) - Sidney Lucena / JC Imagem

A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu um alerta laranja para esta quarta-feira (5), indicando a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte entre o litoral e o agreste do estado.

O meteorologista da Apac, Romilson Ferreira, destacou que o aviso foi elevado do nível amarelo para laranja devido às condições climáticas atuais.

Pontos de alagamento no Recife

As chuvas intensas durante a madrugada resultaram em diversos pontos de alagamento na capital pernambucana, afetando o tráfego e a mobilidade urbana.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) informou sobre alagamentos nos seguintes locais:

Além desses pontos, foram registrados alagamentos em outras áreas da cidade, como na Avenida Agamenon Magalhães, no trecho em frente ao Clube Português, e na entrada do bairro do Ibura, pela Avenida Recife.

Trecho da BR-408 está alagado em São Lourenço da Mata

As chuvas também causaram alagamentos no Km 94 da BR 408, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, que enfrenta problemas desde a última semana.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a faixa da direita da rodovia está completamente alagada.

Com isso, os veículos estão sendo desviados para a faixa da esquerda, no sentido Recife, o que tem dificultado principalmente o tráfego de carros de passeio e motos, aumentando o risco e a demora no percurso.

Túnel do Pina interditado

O túnel Josué de Castro, no Pina, foi nterditado pela Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) - Reprodução/CTTU

O Túnel Josué de Castro, que conecta a Rua Manoel de Brito à Avenida Antônio de Góes, no bairro do Pina, foi interditado nesta manhã devido ao alagamento. Há anos, o local enfrenta alagamentos severos em dias de chuva. 

Orientações à população

Diante das condições adversas, a Defesa Civil recomenda que a população evite transitar por áreas alagadas e fique atenta a sinais de deslizamentos de terra, como rachaduras em paredes e inclinação de postes ou árvores.

Em caso de emergência, os moradores do Recife podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 0800.081.3400.

A Defesa Civil de Pernambuco pode ser contatada por meio do número 199 ou pelo telefone (81) 3181-2490.

Recife em estado de alerta máximo

O Centro de Operações do Recife (COP) emitiu 'alerta máximo' às 10h20, desta quarta-feira (5), devido às fortes chuvas que atingem a capital pernambucana.

A central orienta as escolas e faculdades particulares, estaduais e federais suspendam as aulas.  A orientaçã também é válida para rede municipal de ensino.

Onde mais choveu no Estado

Alguns municípios registraram mais de 100 milímetros nas últimas 24 horas. Camaragibe foi a cidade que mais registrou chuvas até o momento, seguido por Abreu e Lima e São Lourenço da Mata.

Na capital, o Centro de Operações do Recife (COP) emitiu um alerta às 6h desta quarta-feira (5) devido às chuvas na cidade.

Segundo a central de monitoramento, foram registradas ocorrências como alagamentos e risco de deslizamentos. Nas últimas 24 horas, o volume de chuva no Recife alcançou 42,58 mm.


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS