Fenômeno Climático

Com La Niña, onda de calor se concentra no Sul e fortes chuvas chegam ao Nordeste

O fenômeno acontece de maneira regular e traz fortes chuvas para o Norte e Nordeste e deixa o clima mais seco e quente no Centro-Sul

Cadastrado por

Zayra Pereira

Publicado em 03/02/2025 às 23:32 | Atualizado em 04/02/2025 às 18:08
Imagem ilustrativa de chuva observada pela janela - Reprodução/ Freepik

O fenômeno La Niña é o principal responsável  pelo aumento na temperatura no Sul e o Centro-Oeste, que já registram temperaturas até 5°C acima da média esperada para fevereiro, de acordo com Climatempo.

Em contrapartida, o Nordeste e o Norte do Brasil registram fortes pancadas de chuvas há algumas semanas e deve continuar até meados de abril.

O que La Niña

Esse fenômeno acontece no oceano Pacífico e é caracterizado pelo resfriamento anormal das águas. Ele ocorre em períodos de dois a sete anos e pode durar de nove a 12 meses.

No Brasil, esse fenômeno causa uma inversão no clima normal, trazendo chuva para regiões mais quentes e ondas de calor para regiões frias.

Diferença entre La Niña e El Niño

Esses dois fenômenos trazem impactos para o Brasil. Confira as diferenças entre eles:

Temperatura do Oceano Pacífico Equatorial

Impacto no Clima Global

Efeitos no Brasil

Ocorrência

Ambos são fenômenos naturais e fazem parte da variabilidade climática do planeta.

ALERTA DA APAC

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta laranja devido às chuvas com intensidade moderada a, pontualmente, forte na noite desta terça-feira (4) e ao longo da quarta-feira (5). As regiões atingidas pelo temporal são Zona da Mata, Região Metropolitana do Recife e o Agreste do Estado.

Segundo a Apac, estas chuvas são causadas pelo “posicionamento de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) em associação a um pulso da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) está favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva moderadas em grande parte do estado de Pernambuco”.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS