Visando a segurança da população, a Neoenergia Pernambuco, distribuidora de eletricidade, conseguiu expandir bastante a quantidade de clientes regularizados, enquanto o número de clientes clandestinos esteve em queda em 2024. A empresa desenvolveu diversas ações em municípios do estado, fazendo com que mais de 70 mil clientes deixem o consumo clandestino e passem a usar a energia de maneira regularizada.
As ligações de energia clandestinas, conhecidas como Macacos, são extremamente perigosas e tem um alto risco de incêndios.
Benefícios da regularização de energia
Com a regularização, os clientes baixa renda podem ter acesso a benefícios de programas sociais federais , como a Tarifa Social, que fornece descontos de até 65% nas faturas de energia. Além disso, os clientes também podem ter acesso à iniciativa Projeto Energia com Cidadania, que realiza a troca de lâmpadas convencionais por LED de maneira gratuita.
Além das ligações clandestinas serem um muito perigosas, elas ainda prejudicam a distribuição de energia, podendo ocasionar interrupções em algumas localidades. Ademais, furtar energia é considerado crime e é previsto em lei no 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até 8 anos de prisão.