DIA DE FINADOS

Feriado: cemitérios do Recife se preparam para o Dia de Finados

Celebrações religiosas, intervenções como poda e limpeza geral e demais atividades serão realizadas para o feriado; veja a programação nos cemitérios

Cadastrado por

Emanuel Gomes

Publicado em 01/11/2024 às 8:59 | Atualizado em 01/11/2024 às 17:08
Cemitério da Várzea, na Zona Oeste do Recife - BEATRIZ ALBUQUERQUE/TV JORNAL

Os cemitérios recifenses recebem neste sábado (2) milhares de pessoas que visitam os túmulos de entes queridos, amigos, conhecidos e personalidades que partiram. Forma de aplacar um pouco da saudade, a visita aos cemitérios do Recife neste Dia de Finados deve levar 20 mil pessoas aos cemitérios de Santo Amaro, Casa Amarela, Várzea, Parque das Flores e 

Programação dos cemitérios para o Dia de Finados

Cemitério de Santo Amaro

O Cemitério de Santo Amaro chama-se, na verdade, Cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção de Santo Amaro das Salinas.

Foi projetado pelo engenheiro José Mamede Alves Ferreira. Inaugurado em 1º de março de 1851, destinou-se, inicialmente, ao sepultamento de pessoas vitimadas pelo surto de febre amarela, que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época.

Personalidades sepultadas:

SETOR 01

SETOR 02

SETOR 03

SETOR 04

Cemitério Parque das Flores

O Cemitério Parque das Flores possui uma concepção mais moderna, com os jazigos distribuídos em alamedas e jardins. Em 1977 passou para a administração pública municipal.

Personalidades sepultadas

Cemitério de Casa Amarela

É, para alguns, o mais antigo cemitério recifense, pois se tem notícias de sepultamentos no início do século XIX.

Os moradores de Casa Amarela têm uma predileção especial pelo sepultamento de seus entes queridos no cemitério local, devido ao apego com o bairro.

Personalidades sepultadas

Cemitério da Várzea

É o terceiro maior cemitério do Recife em área e está dividido em 18 quarteirões.

Assim como os outros cemitérios menores, caracteriza-se por receber sepultamentos de moradores da área de entorno.

Personalidade sepultada

Padre Henrique Pereira (religioso, de estreitas relações com Dom Hélder, teve notória atuação contra a Ditadura Militar. Foi torturado e assassinado em 1969).

Cemitério de Tejipió

O Cemitério de Tejipió também é conhecido como Pacheco. Possui 12 quarteirões e segue a mesma lógica dos cemitérios menores, recebendo o sepultamento dos moradores do seu entorno.

Cemitério Morada da Paz

No Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, a expectativa é receber cerca de 10 mil pessoas ao longo do “Dia da Lembrança” (como a data é celebrada pela empresa). 

Os visitantes que foram ao local poderão participar de uma programação religiosa preparada especialmente para a data, no Espaço Ecumênico, das 9h às 16h. A primeira celebração será uma missa, às 9h, seguida de um culto às 11h. Às 14h, haverá uma palestra espírita e, às 16h, será realizada a segunda missa do dia, encerrando as celebrações.

Haverá, ainda, distribuição de fitinhas com mensagens para o público homenagear seus entes queridos, além da presença de instrumentistas que tocarão canções para acalentar os visitantes. Entre os jazigos mais visitados do Morada da Paz estão o do escritor Ariano Suassuna e do cantor Reginaldo Rossi, duas importantes personalidades locais.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS