TRAGÉDIA NO MORRO

Empresa de placas solares se pronuncia após desabamento no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil e não foi descartada a hipótese das obras de instalação das placas serem fator para o desabamento

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 31/08/2024 às 8:29
Tragédia deixou dois mortos e diversos feridos no Morro da Conceição - Junior Souza/JC Imagem

Após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, que deixou 2 mortos e 25 feridos, a empresa responsável pela instalação das placas solares se pronunciou afirmando, por nota, que a igreja tinha "laudo estrutural autorizativo" para instalação do sistema fotovoltaico no telhado do espaço.  

Em seu site, a SunBrasil Energia Solar, disse ainda que "nesta data a meteorologia informa força excessiva dos ventos, fora da normalidade". A instituição afirmou que está atuando para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente, além da prestação de apoio as vítimas e aos seus familiares. As placas haviam sido instaladas há uma semana. 

Em entrevista à TV Jornal, nessa sexta-feira (30), o Secretário de Defesa Social do Governo do Estado, Alessandro Carvalho, não descartou a hipótese das obras de instalação das placas solares serem fator para o desabamento do teto, mas lembrou que é preciso aguardar o laudo da investigação. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para investigar o caso.

"Há mais de 100 placas instaladas há poucas semanas. Essa é uma hipótese que deve ser considerada sim", afirmou Carvalho. 

Leia Também

Prefeitura do Recife inicia remoção dos destroços

Neste sábado (31), as equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil, em colaboração com a empresa responsável pela remoção dos destroços, começarão a realizar estudos técnicos para planejar a retirada dos materiais o mais breve possível.

Segundo a PCR, equipes operacionais da Defesa Civil irão avaliar a estrutura preservada do santuário e definir a melhor abordagem para a remoção dos destroços. O objetivo é elaborar procedimentos técnicos que permitam a retirada dos materiais com o menor impacto possível sobre o que restou da estrutura. Este trabalho se estenderá pelos próximos dias.

Veja na íntegra a nota de pesar da SunBrasil Energia Solar:

"Esta empresa manifesta profundo pesar em razão das pessoas feridas e das 2 (duas) que faleceram, diante do infeliz desabamento, ocorrido nesta data, nas instalações da Igreja Nossa Sra. da Conceição, Morro da Conceição, no Município de Recife/PE. Neste momento de dore consternação, expressamos nossas mais sinceras condolências a todos os familiares e amigos dos entes queridos. 

Esta instituição já está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e as razões do acidente e prestando o máximo de apoio. Destacamos que a igreja tinha Laudo estrutural autorizativo, bem como, nesta data a meteorologia informa força excessiva dos ventos, fora da normalidade. Diante da eventualidade, colocamo-nos à disposição da Igreja e das famílias enlutadas. Por fim, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos, prestando voto de pesar pelas perdas e por todos os acidentados".

Entenda o desabamento do teto do santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição

O teto do santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife, desabou no início da tarde desta sexta-feira (30), deixando 2 mortos e 25 feridos. O incidente ocorreu durante uma distribuição de cestas básicas, realizada mensalmente no espaço.

Faleceram no local Maria da Conceição da França Pinto, de 62 anos, e Antônio José dos Santos, 58 anos. 

O prefeito João Campos decretou luto oficial de três dias no Recife. A Governadora Raquel Lyra afirmou compromisso em ajudar na reconstrução do santuário e que um inquérito instaurado para apurar as causas da tragédia.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS