No mundo dos negócios, apenas dois lados realmente importam: oferta e demanda. A oferta, sob controle da empresa, envolve a criação e a entrega de produtos e serviços. Já a demanda é controlada pelos consumidores e pela decisão de compra. As ofertas são certas, mas as demandas são sempre incertas.
Nos negócios toda decisão tem um impacto financeiro que afeta o lucro e o crescimento da empresa.
Todo negócio precisa ter um Plano de Lucro. Sem Plano de Lucro não é um negócio, é um hobby, um lazer, um passatempo, uma distração.
QUEM NÃO TEM UM PLANO DE LUCRO CERTAMENTE NÃO TEM UM NEGÓCIO.
Essa é a linguagem universal de todos os negócios: oferta, demanda e lucro. Para que todo esse contexto se aplique no mundo dos negócios é crucial, independente do tamanho da empresa, a existência da Inteligência Financeira que conecta as partes no caminho do lucro.
A Inteligência Financeira nos negócios é um conjunto de habilidades e competências que permite entender, interpretar, analisar e dominar as finanças da empresa e usá-las como ferramenta estratégica para o crescimento lucrativo sustentável.
A partir da Inteligência Financeira é possível organizar, coletar, analisar, interpretar e conectar as informações e conhecimentos das diversas áreas do Plano de Lucro do Negócio: Receitas e Lucros;Tesouraria & Caixa; Contabilidade; Investimentos & Oportunidades de Crescimento; Marketing & Vendas; Jurídico & Contingenciamento de Depósitos, Bloqueios & Contratos.
Em outras palavras, podemos afirmar, que a Inteligência Financeira é o que se chama do entendimento de como as diferentes áreas da sua empresa funcionam na prática e se conectam para promover o sucesso financeiro. E, assim, falar de forma alinhada à linguagem universal dos negócios às suas finanças!
Como funciona a Inteligência da Oferta
A oferta diz respeito a como movimentar os produtos no caminho para o cliente comprar, seja por meio do delivery ou da conveniência da localização do ponto de venda.
Quais os produtos lucrativos que despertam o desejo de compra?
A inteligência financeira permite entender como fazer esse caminho.
Nesse campo, os Magos das ofertas, as agências de marketing e fundadores de negócios dominam a arte da oferta, criando métodos eficientes para alcançar clientes.
O uso da IA na demanda da Oferta
A Inteligência Artificial pode auxiliar na análise de produtos, mas não controla a opinião dos consumidores.
Nem toda oferta gera lucro. Até porque faturar e vender nem sempre é lucrativo. Lucrar é fazer que o faturamento seja maior que os gastos para vender.
Desvendando a Inteligência Financeira da Demanda
A opinião do cliente e a decisão de compra é complexa e influenciada por diversos fatores, desde a necessidade do produto até o status social.
Portanto, o marketing e as vendas para atingir o cliente é apenas o primeiro passo. O desafio é entender o que o leva a comprar.
Nesse sentido, as métricas financeiras como precificação e margem de lucro guiam o marketing e as vendas, nas empresas modernas e lucrativas.
Competitividade e Serviços
A competitividade não se resume à entrada de novos concorrentes, mas a capacidade de atrair e manter os clientes, através dos mecanismos de recorrências naturais como na
educação ou recorrências artificiais por meio de fidelização e ciclos sazonais de compras .
A função estratégica do marketing é serviços, serviços, serviços!
Não existem negócios iguais ou idênticos. Apenas ofertas iguais.
O sucesso está na oferta de serviços que facilitam a compra e mantêm seus clientes.
A Inteligência Financeira nos diz que devemos ter estratégias de aquisição, recompra e recuperação dos clientes perdidos.
A Magia das Finanças
Dominar os dados de finanças de produtos e serviços é essencial para o sucesso do marketing e vendas.
É importante também ter um Mapa Estratégico de Vendas, com base em resultados financeiros de lucratividade de produtos e velocidade de vendas.
Um novo componente essencial na Inteligência Financeira nas empresas é a presença da Inteligência Artificial e os robôs..
A IA auxilia na análise de dados e otimização do marketing, mas nunca esquecer que a visão humana é fundamental para o futuro dos negócios!
Os robôs não comem, não dormem, não pensam no futuro. Ser visionário, ter visão do futuro é uma habilidade natural da inteligência humana. Assim como dormir, comer, sonhar e imaginar o futuro. Aqui me faz lembrar a mais humana das campanhas publicitárias do momento do Banco Itaú: "É FEITO DE FUTURO".
A IA funciona como extensões habilitadoras da inteligência humana, como o garfo e a faca são extensões das mãos, ou como a caneta e o lápis são extensões dos dedos.
Aloisio Sotero, conselheiro mentor, professor de Finanças Corporativas e CFO sob Demanda. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Comércio Exterior.