CANADÁ

Mark Carney é eleito líder do Partido Liberal e novo premiê do Canadá

A sua missão agora é alinhar o partido para as próximas eleições, que ocorrerão no máximo em outubro, embora possam ocorrer antes desse prazo

Cadastrado por

JC

Publicado em 09/03/2025 às 20:55
Mark Carney, eleito novo líder do Partido Liberal canadense - DAVE CHAN / AFP

*Com informações da AFP e Estadão Conteúdo

Mark Carney, ex-presidente dos bancos centrais da Inglaterra e do Canadá, foi escolhido neste domingo (9) como o novo líder do Partido Liberal e primeiro-ministro do Canadá. Ele sucederá Justin Trudeau, que renunciou ao cargo no dia 6 de janeiro.

Carney venceu a disputa com 85,9% dos votos.

Ele concorreu contra Chrystia Freeland, ex-ministra das Finanças e vice-primeira-ministra (8% dos votos); Karina Gould, que foi líder da Câmara (3,2% dos votos); e Frank Baylis, ex-membro do parlamento (3% dos votos).

As informações foram divulgadas no período da noite (de Brasília) deste domingo durante transmissão ao vivo do Partido Liberal.

NOVA ECONOMIA PARA O CANADÁ

"Não podemos permitir que Trump vença", advertiu Mark Carney, novo líder do Partido Liberal canadense e futuro primeiro-ministro, durante seu discurso de vitória em Ottawa.

"Os americanos querem nosso país", acrescentou, e destacou que o Canadá deve "construir uma nova economia e criar novas relações comerciais", em meio às fortes tensões com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O ex-diretor do Banco do Canadá e do Banco da Inglaterra superou seus rivais em quantidade de fundos recolhidos. Nas últimas semanas, a questão que dominou o debate público foi quem é a pessoa certa para confrontar Trump e seus ataques.

"Estamos enfrentando a crise mais grave da nossa existência. Tudo na minha vida me preparou para este momento", disse Carney em seu último comício de campanha, na sexta-feira.

Essa declaração buscava posicioná-lo como um homem experiente e acostumado a administrar crises, mensagem repetida durante a campanha e que parece ter surtido efeito em meio a uma crise histórica com seu vizinho.

Trump não apenas lançou uma guerra tarifária contra seus vizinhos do Tratado de Livre Comércio da América do Norte, mas também vem dizendo que quer que o Canadá seja o 51º estado dos Estados Unidos.

Esses ataques exasperam os canadenses, muitos dos quais deixam de viajar para os Estados Unidos e boicotam produtos americanos.

Eleições

Carney é uma grande figura graças à sua "experiência econômica e seriedade", explica Stéphanie Chouinard, professora de Ciências Políticas no Colégio Militar Real do Canadá. "Ele tem um ótimo entendimento dos sistemas financeiros internacionais e dos pontos fortes e fracos da economia canadense", acrescentou. Ele também conseguiu se distanciar de Trudeau.

A sua missão agora é alinhar o partido para as próximas eleições, que ocorrerão no máximo em outubro, embora possam ocorrer antes. Impopulares e amplamente responsabilizados pela alta inflação e pela crise imobiliária do Canadá, os liberais estavam mais de 20 pontos atrás nas intenções de voto em janeiro, embora agora estejam empatados com os conservadores.


 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS