Ano Novo

Milhões de pessoas celebram o Ano da Serpente na Ásia

China tem oito dias de feriado devido ao Festival da Primavera, um período tradicional de viagens, quando as pessoas visitam suas famílias

Cadastrado por

AFP

Publicado em 29/01/2025 às 19:19
Apresentações do Ano Novo Chinês em Hong Kong - GREG BAKER / AFP

Centenas de milhões de pessoas na Ásia celebram nesta quarta-feira (29) o início do Ano Novo Lunar com jantares de família, fogos artifício e desejos de prosperidade para encerrar o Ano do Dragão e dar as boas-vindas ao Ano da Serpente.

A China tem oito dias de feriado devido ao Festival da Primavera, um período tradicional de viagens, durante o qual as estações ferroviárias ficam lotadas de pessoas que visitam suas famílias, um movimento que pode bater um recorde este ano.

As ruas, shoppings, prédios comerciais e residências são decoradas com faixas vermelhas, que se acredita que afastam o mal, em grande parte do leste e sudeste da Ásia, incluindo países como Coreia do Sul, Singapura, Vietnã e Tailândia.

Em Taiwan, pessoas de todas as idades compareceram aos templos da ilha na manhã desta quarta-feira com oferendas de frutas, doces, biscoitos e nozes para meditar e orar.

"Nossa tradição é visitar o templo e orar por boa sorte durante o ano", afirmou Chen Ching-yuan, 36 anos, que compareceu ao Templo Longshan de Taipé com sua mãe.

Alguns visitantes dos templos receberam o Ano Novo com incenso.

Lin Yu-soon, 73 anos, compareceu ao templo com a família.

"No primeiro dia do ano lunar, nós visitamos o templo e fazemos uma breve excursão. Apenas isso. Vir aqui nos conforta espiritualmente enquanto rezamos", disse Lin à AFP.

ANO NOVO CHINÊS: saiba SIGNO do CALENDÁRIO CHINÊS de 2025

No período tradicional de 40 dias antes, durante e depois do Ano Novo Lunar na China continental, quase nove bilhões de viagens estavam previstas entre as províncias por todos os meios de transporte.

As viagens de trem e avião devem alcançar "níveis recorde" este ano, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua.

Na Coreia do Sul, as nevascas interromperam viagens de trem, ônibus e avião pelo país, enquanto milhares de pessoas estavam em deslocamento para visitar suas famílias.

A principal estação de Seul estava lotada de passageiros com presentes e malas que aguardavam para deixar a capital.

As imagens divulgadas pela imprensa local mostravam veículos cobertos de neve em rodovias paralisadas pelas tempestades.

As autoridades alertaram que a viagem entre Seul e a cidade portuária de Busan pode demorar mais de sete horas, um trajeto que habitualmente é completado em quatro horas.

Algumas pessoas optaram por viajar para o exterior. A administração do Aeroporto Internacional de Incheon informou que mais de 2,1 milhões de passageiros devem utilizar o terminal para deixar a Coreia do Sul entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro.

"Deve ser a média diária de passageiros mais elevada para um Ano Novo Lunar desde que o aeroporto foi inaugurado em 2001", afirmou a empresa que administra o local.

Os astronautas chineses Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze enviaram saudações da estação espacial Tiangong na terça-feira. Em um vídeo divulgado pela Agência Espacial Tripulada da China, os três exibem figuras de papel com o caractere chinês "fu", que representa boa sorte.

"No Ano Novo, que todos os seus sonhos se realizem", disse Wang, que formou um coração com as mãos.

Saiba como acessar o JC Premium

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS