O presidente americano, Donald Trump, assinou, nesta segunda-feira (20), uma ordem executiva para tirar, pela segunda vez, os Estados Unidos do Acordo climático de Paris, um ato desafiador para os esforços globais para enfrentar o aquecimento global, enquanto eventos climáticos extremos se espalham pelo mundo.
Em seguida, Trump assinou uma carta formal dirigida à ONU, notificando a organização sobre a decisão do país de deixar o acordo histórico de 2015, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que impulsionam as mudanças climáticas.
Saiba como acessar o JC Premium
INDULTOS À INVASÃO DO CAPITÓLIO
O presidente dos Estados Unidos anunciou, ainda, que vai assinar decretos para indultar as pessoas condenadas por participar da invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, as quais chamou de "reféns".
"Esta noite vou assinar indultos para os reféns do 6 de janeiro para tirá-los de lá", disse Trump em um comício após sua posse. "Assim que sair, irei para o Salão Oval e assinarei indultos para muita gente", acrescentou.
Quase 1.600 pessoas foram acusadas pela invasão da sede do Congresso por apoiadores de Trump.
O republicano prometeu, durante a campanha à Presidência, indultar os invasores, os quais chamou de "reféns", "patriotas" e "presos políticos".