RODOLFO CARNEIRO
Um dos personagens mais famosos da Bíblia, sem dúvidas, foi Davi. Este Davi foi aquele mesmo jovem enérgico que enfrentou ursos e leões para salvar as ovelhas de seu rebanho, que cheio de confiança venceu o temido gigante Golias, que passou a ser o Rei mais conhecido e destemido da história do povo de Deus e que foi o autor de diversos Salmos da Bíblia.
Já na sua velhice, Davi escreveu o belíssimo Salmo 37 nos ensinando que os nossos problemas são, muitas vezes, maiores do que nossa capacidade de enfrentá-los. E diante de tal realidade, nós podemos ficar ansiosos ou exercitarmos a fé. Para quem escolhe a segunda opção, encontra no salmo 37 uma espécie de receita para enfrentar os momentos difíceis da vida. O experiente Rei Davi, cheio de maturidade, nos presenteia um passo a passo para enfrentar os desafios da nossa jornada. O salmista diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará... Descansa no Senhor e espera nele...”
Então, o primeiro passo é Entregar o caminho ao Senhor!
Entregar é o mesmo que oferecer, passar às mãos de alguém. Então quando você entrega o seu caminho ao Senhor, você está “passando o volante, o leme do barco da vida para as mãos do Senhor. Você está oferecendo o comando da sua vida para Deus. Entregar o caminho ao Senhor é o mesmo que você dizer para Ele: Deus, eu entrego as minhas questões nas tuas mãos. Eu quero dividir as minhas lutas contigo, quero pedir a Tua ajuda para solucionar o que não estou conseguindo solucionar. Mas presta atenção, pessoas que tem a tendencia de serem egocêntricos, tem muita dificuldade de entregar qualquer coisa que seja sua, que dirá o seu caminho? Mas o Salmo não pede para você entregar o seu caminho a qualquer pessoa, mas sim ao Senhor, que é O Caminho Verdadeiro e Vivo!
O segundo passo é Confiar em Deus!
O verso 5 diz: “Entrega o teu caminho ao senhor, confia nele, e o mais ele fará.” Que coisa linda esse segundo passo. Confiar é o mesmo que ter confiança e fé em alguém; confiar é acreditar, é crer, é dar a alguém a responsabilidade de algo! Confiar é delegar, incumbir.
Então quando você entrega sua vida e confia em Deus, você está delegando a Ele o cuidado com a sua vida, você está incumbindo-o de ser responsável por guiar você nos momentos delicados. Mas nós só confiamos em quem conhecemos, não é verdade? Ou você deixaria sua carteira com um desconhecido? Ou daria a senha do seu cartão para qualquer um? O que o Salmista quer nos ensinar neste segundo passo é que quanto mais conhecemos a Deus, mais confiamos nossa vida a Ele. E nos momentos difíceis, quando você se sentir sem chão, a confiança em Deus fará você dar o passo e deixar que Ele coloque o chão para você pisar.
O terceiro passo é Descansar no Senhor!
Descansar é um desafio para quem tem vivido uma vida tão corrida, cheia de tarefas e compromissos. Mas precisamos valorizar o descanso para não adoecermos do corpo e da alma. Não é à toa que a maioria dos adoecimentos da mente causam uma estafa, uma fadiga, um esgotamento. E o problema é que quando a mente não para o corpo grita. Mas Davi neste Salmo, nos convida a termos uma postura diferente. Descansar no Senhor! Descansar é repousar, relaxar, se tranquilizar... acalmar, aliviar! No tocante a descansar no Senhor, significa que após você entregar sua questão nas mãos DEle e confiar que Ele é capaz de solucionar, agora precisa relaxar, se acalmar, deixar a tranquilidade chegar, porque o Senhor está trabalhando.
E aí, temos o último passo que é Esperar em Deus!
O que estamos vendo é o grande Rei Davi nos ensinando neste lindo Salmo a esperar. E ele sabia bem sobre isso, porque foi ungido Rei com cerca de 17 anos de idade, mas só assumiu o trono com cerca de 30 anos.
Às vezes, temos uma causa judicial que demora, um resultado de um exame, um processo de mudança que precisa de tempo, uma resposta que não chega, um dinheiro que não aparece... Mas tudo tem seu tempo e precisamos crer que Deus tem o melhor para nós no tempo determinado por Ele, porque nada foge o controle de suas mãos!
Por isso, vamos fazer uso dessa linda receita, desse passo a passo que o Salmo nos dá. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, descansa, relaxa se acalma e Espera pela solução que Ele dará. E lembre-se: A vitória não vem como resultado da nossa inquietação, mas como consequência de nossa entrega e confiança em Deus. Descansa e espera porque Ele é poderoso para cuidar de sua vida!
* Rodolfo Carneiro é psicólogo e pastor da Igreja Episcopal Carismática do Brasil - Catedral da Reconciliação