É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Volkswagen Tera - DIVULGAÇÃO
Volkswagen aproveitou os holofotes do mundo apontados para o Carnaval do Rio de Janeiro e revelou o seu mais novo carro para o Brasil em pleno desfile das escolas de Samba. Batizado de Tera, o veículo é um SUV pequeno que vai mexer no mercado.
Volkswagen Tera, SUV compacto - DIVULGAÇÃO
O carro tem como missão principal disputar vendas com Fiat Pulse, Renault Kardian e outros modelos posicionados numa faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. A reportagem do Carro Arretado viajou até a capital carioca pra conhecer o veículo que será lançado oficialmente em até três meses. O Volkswagen tem tudo para se tornar um sucesso de vendas. Visual legal, acabamento interno agradável e bom pacote tecnológico. Na versão a que tivemos acesso, pudemos ver câmbio automático e painel digital acompanhado de uma generosa central multimídia.
Volkswagen Tera apresentado - DIVULGAÇÃO
O banco é inteiriço. Numa checagem rápida deu pra vê um bom porta-malas para o porte do carro. A Volks nos apresentou três cores distintas de carroceria: azul metálico, um cinza levemente azulado e uma outra configuração na cor vermelha. Produzido no Brasil, o carro vem para ficar posicionado entre uma faixa de preço do Polo e Nivus. Ou seja: de uns R$ 100 mil até pouco menos de R$ 150 mil.
Volkswagen Tera por dentro - DIVULGAÇÃO Apesar de a Volkswagen ter permitido o acesso dos jornalistas ao carro, a montadora ainda esconde o jogo. Não detalhou número de versões, lista de equipamentos, preços e nem mesmo motorização. Os executivos da Volkswagen vão contar novos detalhes quando estiver mais perto do lançamento oficial, que deve ocorrer em maio ou junho. Mas, pela proposta de fazer um carro de volume, podemos esperar um SUV com motor turbo e configurações com motorização aspirada. A Volks também deve lançar a versão com câmbio manual para conquistar aqueles potenciais compradores de carros hatch que certamente vão ter o Volkswagen ou Tera como o primeiro SUV.