Quem sai de casa hoje pra comprar um SUV não vai ter vida fácil. E não é pela escassez do produto. Muito pelo contrário. O mercado brasileiro está repleto de boas ofertas nesta categoria. São dezenas de possibilidades que deixam dúvidas e a pulga atrás da orelha de muito comprador. Mas para deixar a sua procura mais suave e te ajudar nessa árdua missão, selecionamos apenas opções de até R$ 150 mil.
A ideia é refrescar sua cabeça com alguns carros relevantes que podem está fora do seu radar por simples esquecimento tamanha a oferta.
O nome mais recente do mercado brasileiro do SUvs é o Citroën Basalt. Um excelente custo-benefício pra quem não quer investir tanto. Tem preço arrebatador quando falamos de um SUV. Visual legal, mala grande e bom espaço interno. Tem versão de câmbio automático e motor turbo por menos de R$ 100 mil, mais barato que muito hatch top de linha. O desenho da carroceria recebe elogios, mas para muitos o ponto fraco é o acabamento interno, com muito plástico. Apesar “dessa ressalva”, continua a ser um carro diferenciado na categoria. O problema maior dele talvez seja a fila de espera, de uns três meses. São três versões. Tem uma com câmbio manual e motor aspirado de R$ 95 mil, a intermediária de R$ 100 mil e a top de linha de perto de R$ 110 mil.
Na Renault, o Kardian é a sugestão principal. Lançado faz menos de um ano, sai a partir de R$ 99.990 em sua versão mais simples, de câmbio manual, mas já com motor 1.0 turbo. Além dessas o Kardian conta com outras configurações mais caprichadas e de câmbio automático, podendo chegar aos R$ 140 mil. Pra quem quiser continuar na marca francesa, há a opção do Duster, SUV de porte maior e reconhecido como um utilitário esportivo resistente. Tem configuração ali começando na faixa de R$ 110 mil.
Na Peugeot um modelo cobiçado nesta categoria é o 2008, SUV compacto da marca. Tem três versões: de R$ 125 mil, outra ali beirando os R$ 140 mil e a top de pouco mais de R$ 150 mil. Todas com o câmbio automático e mesmo motor 1.0 turbo da Fiat.
Por falar em Fiat, os consumidores contam com duas boas opções na marca italiana: Pulse e Fastback. O primeiro é um SUV compacto com uma ampla gama. Há versão manual e motor aspirado e até esportivo Abarth. O Pulse começa na faixa dos R$ 100 mil. O Fastback segue linha parecida de motorização turbinados com preços ali perto de R$ 125 mil até as configurações mais caprichadas, de R$ 155 mil.
Na alemã Volkswagen há duas opções interessantes. No visual, T-Cross e o Nivus são bem diferentes, mas mecanicamente são parecidos. Com 1.0 turbo. T-Cross na versão mais simples Sense, já bem completa, é na faixa dos R$ 120 mil. Importante lembrar que as configurações mais caprichadas do T-Cross vêm com 1.4 turbinado para se diferenciar do Nivus, este último sempre motor mil cilindradas turbinado. E com preços ali começando em R$ 135 mil.
Não podemos deixar de fora o Chevrolet Tracker comercializado a partir de R$ 119.990, 1.0 turbo. Há outras opções abaixo dos R$ 150 mil. E não podemos deixar de fora da nossa lista o Nissan Kicks que vai ganhar uma nova versão nos próximos meses. Mas quem não liga muito pra lançamento, pode aproveitar o atual, vendido hoje a partir de R$ 116 mil, com motor 1.6 aspirado.
Pra encerrar o nosso passeio, tem novo Hyundai Creta 1.0 turbo começando em R$ 145 mil. Na montadora CAOA, há dois nomes fortes. O primeiro é o Chery TIGGO 5x, começando em R$ 127.990. O TIGGO 7 é outra máquina maior, vendida a partir de R$ 147.990. Nos dois casos o motor é 1.5 turbo.