O novo SUV da Citroën já está no forno. O Basalt vai ser lançado no próximo mês e o carro já começou a ser produzido no Estado do Rio de Janeiro. O modelo faz parte do plano de investimentos da marca e vai ser o mais novo integrante da família ao lado do C3 e do Aircross.
A data da chegada do Citroën Basalt às lojas não foi divulgada. Mas vem sendo muito aguardada pela rede de concessionárias.
Os detalhes técnicos do veículo só serão revelados mais próximo do lançamento. Apesar de trazer muitos componentes dos irmãos C3 e Aircross, o novo SUV é visualmente diferente deles. Enquanto o atual C3 e Aircross são mais quadrados, a carroceria do Basalt é de um SUV Coupe, ao estilo Fiat Fastback e cupês europeus premium. E isso tem uma explicação. Para quem não sabe ou não lembra, o grupo Stellantis nasceu faz poucos anos com a fusão de marcas como Fiat, Jeep, Peugeot, RAM é Citröen, só para citar as mais conhecidas aqui no Brasil.
Desde então, os fabricantes dessas marcas passaram a compartilhar tecnologia e componentes para fazer carros melhores com preços acessíveis.
O Basalt deve vir com motorização 1.0 turbo de 130 cavalos de potência, o mesmo já presente em carros da Fiat, Peugeot e da Citroën. Lembrando que num futuro não muito distante o carro pode ganhar uma configuração de motorização híbrida já que o grupo Stellantis vem investindo pesado na plano de desenvolvimento de motores eletrificados para atingir índices melhores de descarbonização e contribuir com o meio ambiente.
A vinda do carro vai aquecer a disputa neste segmento de utilitários esportivos situados numa faixa de preço entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. Aí a lista é bastante extensa pois todo fabricante tem pelo menos um carro nessa categoria como Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Hyunda Creta, Chevrolet Tracker, TIGGO 5x, Fiat Fastback e Nissan Kicks.