Para quem gosta de carro sedan, temos uma boa notícia - um dos modelos mais desejados do Brasil acaba de passar por uma atualização e vai continuar por mais alguns anos à venda em nosso mercado. O Nissan Sentra acaba de desembarcar por aqui como modelo 2025 e traz novo visual e mais itens na versão de entrada. Nossa equipe viajou até São Paulo para fazer um test-drive no modelo atualizado. Foram mais de 200 km de avaliação e ele deixou boas impressões.
O novo Sentra será vendido em 2 versões - Advance, por R$ 156.390, e Exclusive (R$ 176.390). Desde a opção mais barata o sedan traz um bom pacote de dispositivos de segurança, oferecendo monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta e assistente de prevenção de mudança de faixa e faróis automáticos inteligentes.
A grade dianteira foi redesenhada para se diferenciar do modelo antigo, como também do Versa, sedan de porte menor da Nissan e que era constantemente comparado ao Sentra. Não que isso seja um problema, mas, agora cada um tem o seu estilo próprio. Já na parte traseira não houve mudanças estéticas e ele segue com design que agrada bastante.
Ao contrário de outras marcas que já estão oferecendo motores híbridos, a Nissan segue apostando no velho e bom motor 2.0 aspirado para o seu sedan médio. E esse trem de força chama atenção pelos dados de consumo de combustível. Em nosso teste o modelo fez 10 km/l de gasolina, na cidade, e 14 km/l na estrada, números bem satisfatórios para um carro com motorzão 2 litros. Chegamos a esa média na estrada sem rodar no modo Eco, que muda o estilo de condução para buscar uma redução no consumo. Há outros três modos de condução - Manual, Normal e Esportivo.
Mas, o câmbio CVT de oito velocidades segue barulhento e vibrando bastante, algo que a gente percebe quando pisa mais forte no acelerador e o câmbio precisa responder com trocas mais rápidas.
A linha 2025 não trouxe algumas mudanças que esperávamos neste modelo. O freio de estacionamento, por exemplo, segue com acionamento por pedal, a central multimídia tem tela pequena e com conexão via cabo USB. Já o alerta de frenagem de emergência não reconhece pedestres, apenas veículos.
Desde que chegou ao Brasil essa geração do Sentra impressiona pelo bom acabamento interno e lista de itens recheada. Ar-condicionado digital de 2 zonas, partida por botão, câmera 360°, painel de instrumentos parcialmente digital, banco do motorista com ajustes elétricos e o teto solar são os destaques.
O acabamento também é de boa qualidade mas impressiona mesmo na tonalidade bege, onde a Nissan cobra um valor a mais para quem escolher essa opção. O Sentra ainda tem ajuste de altura e profundidade do volante e o porta-malas com 466 litros é bem espaçoso. Falando em espaço, são 2 metros e 70 centímetros de entre-eixos, garantindo bom espaço interno principalmente para quem vai na segunda fileira.
O Nissan Sentra é uma boa opção para quem ainda prefere modelos sedans em meio aos utilitários esportivos que seguem dominando o mercado.
É um bom companheiro de viagem com seu motor disposto sem ser beberrão, tem espaço interno satisfatório, boa lista de segurança e um ambiente interno honesto com os principais itens de conforto.