Controle

Banco Central Europeu usará todos os instrumentos para inflação chegar à meta de 2%, diz presidente

Christine Lagarde garantiu que o BCE não poupará esforços para garantir que a inflação chegue na meta de 2% no início do próximo ano

Cadastrado por

Do Estadão Conetúdo

Publicado em 06/03/2025 às 15:48
Presidente do Banco Central Europeu (BCE) traçou meta da inflação para início de 2026 - AFP

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou nesta quinta-feira, 6, que a instituição manterá o foco em atingir a meta de inflação de 2% no início de 2026, utilizando todas as ferramentas disponíveis para alcançar esse objetivo.

Leia Também

Durante coletiva de imprensa após divulgação de decisão do BCE, de cortar os juros em 25 pontos-base, Lagarde reconheceu que, apesar dos avanços, "a inflação interna ainda é alta", mas destacou que "a maioria dos indicadores apontam para um retorno da inflação à meta de 2%".

Lagarde também ressaltou a resiliência do mercado de trabalho na zona do euro, que tem sido um dos pilares para sustentar o consumo. No entanto, ela apontou que o setor de manufatura "ainda é um obstáculo para o crescimento econômico", disse.

Sobre a decisão de política monetária anunciada nesta quinta, Lagarde anunciou que foi tomada por consenso, com apenas uma abstenção - de Robert Holzmann.

Ela reiterou que o BCE não está comprometido com um caminho predeterminado para a política monetária, mantendo a flexibilidade para ajustar as taxas de juros conforme necessário. "Não vamos nos comprometer com um caminho para a política monetária. Se os dados indicarem que devemos cortar juros, cortaremos, e vice-versa", completou.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS