BENEFÍCIO

Isenção de IPVA de veículos elétricos e híbridos gera repercussão entre estados; entenda

Alguns governos estaduais estão beneficiando montadoras locais para atribuir a isenção do imposto aos carros híbridos flex e elétricos

Cadastrado por

Letícia Mendes

Publicado em 22/01/2025 às 11:26 | Atualizado em 22/01/2025 às 12:48
Alguns estados oferecem alíquotas diferenciadas no IPVA de carros elétricos e híbridos - Pixabay

*Com informações do Estadão

Uma disputa fiscal se instalou entre os Estados brasileiros envolvendo a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos ou híbridos. Alguns governos têm criado regras que favorecem as vendas e as montadoras localizadas em seus territórios.

A disputa é mais contundente nos dois maiores Estados consumidores de veículos do País, São Paulo e Minas Gerais, cujas regras para a isenção de IPVA neste ano provocaram discussão entre as montadoras. Não há contestações públicas, mas, nos bastidores, as empresas trabalham por alterações. As informações são do Estadão.

São Paulo e Minas Gerais

Segundo o Estadão, desde 1º de janeiro de 2025, o benefício é criticado, em São Paulo, por atender apenas aos carros de uma fabricante de veículos híbridos flex, a Toyota. Já Minas Gerais, que ainda aguarda regulamentação, tenta favorecer apenas a Fiat.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu isentar do IPVA apenas os modelos híbridos flex, híbridos plug-in (com baterias que podem ser recarregadas em tomadas) e veículos a hidrogênio. 

De acordo com o Estadão, o benefício favorece apenas os modelos da Toyota Corolla e Corolla Cross híbridos flex, feitos em Sorocaba. Só no ano passado, a marca anunciou investimentos de R$ 11 bilhões em suas três fábricas no Estado até 2030.

Estados com benefícios para carros elétricos

Treze estados oferecem isenção ou descontos para os carros elétricos; de acordo com o Estadão, os estados sem fábrica costumam apoiar mais os elétricos. Por outro lado, os que têm abrigam fábricas tendem a beneficiar as montadoras locais.

Para o economista João Rogério Filho, em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, os incentivos dados pelos estados estão centrados na atração de investimentos. "O pano de fundo é a atração do investimento, um investimento na indústria e na cadeia comercial, porque o inventivo em Minas Gerais, por exemplo, leva em consideração não necessariamente a origem da fabricação, mas também o local onde foi comprado [o automóvel]", explicou.

Segundo o especialista, é importante lembrar também que o carro elétrico ainda não é acessível. "Acho que o carro elétrico deve ter incentivo, mas temos que fazer também um questionamento de que, neste momento, carro elétrico no Brasil não é um artigo popular", afirmou.

"A queda do IPVA é suficiente para fazer com que o consumidor de classe média chegue, ou é apenas um privilégio para aqueles que têm a possibilidade de comprar um carro muito chique, muito moderno com grande autonomia?", questionou.

Cobrança do IPVA para carros elétricos

Carros elétricos e híbridos pagam IPVA, mas com condições diferenciadas.

No primeiro ano, muitos estados oferecem isenção total ou parcial. Já no segundo ano, as alíquotas são reduzidas em comparação aos veículos convencionais. 

Descontos e isenções por Estado

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS