Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, as agências bancárias não funcionarão e não haverá compensação bancária.
Esta segunda-feira (30) é o último dia para organizar contas e pendências financeiras, caso contrário, só será possível resolvê-las no dia 2 de janeiro de 2025.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente o PIX continua seu funcionamento normal, isso é, 24 horas todos os dias, incluindo feriados.
Funcionamento dos bancos
Contas de consumo, como água, energia e telefone, que vencem nos dias sem compensação bancária - 31 de dezembro e 1º de janeiro -, podem ser pagas no seguinte dia útil, isso é, quinta-feira (2), sem acréscimo.
Mas no caso de tributos e impostos, esses devem ser pagos antecipadamente, ou seja, até o dia 30, para evitar incidência de juros e multa, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária.
A Febraban informa que normalmente os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso a data seja nesta terça-feira (31) ou nesta quarta-feira (1º), o recomendado é antecipar ou agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, canais digitais, como sites e aplicativos, ou pelo atendimento telefônico dos bancos, para aqueles títulos que possuem código de barra.