salário

Décimo terceiro: primeira parcela deve ser depositada nesta sexta (29); veja como calcular e quem tem direito

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), espera-se que o 13ª injete R$ 321,4 bilhões na economia

Cadastrado por

Letícia Mendes

Publicado em 29/11/2024 às 7:56 | Atualizado em 29/11/2024 às 8:04
Essa gratificação é equivalente a uma fração mensal da remuneração paga durante o ano que foi trabalhado - José Cruz/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (29), as empresas realizam o pagamento único ou a primeira parcela do décimo terceiro salário. De acordo com a legislação trabalhista, a primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro. Caso a empresa opte pelo pagamento parcelado, a 2ª parcela deverá ser paga até o dia 20 de dezembro (com dedução do Imposto de Renda e do INSS).

Essa gratificação é equivalente a uma fração mensal da remuneração paga durante o ano que foi trabalhado.

Leia Também

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), espera-se que o décimo terceiro injete R$ 321,4 bilhões na economia brasileira. 

O que o empregado precisa saber? 

Cálculo proporcional

O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente.

Como é feito o cálculo?

O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. 

A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS