SUSTENTABILIDADE

Sobras de tintas podem ser descartadas corretamente em ponto de entrega no Recife

Programa RetornaTinta visa impulsionar práticas sustentáveis ligadas à utilização do produto

Cadastrado por

JC

Publicado em 26/04/2024 às 12:11
O programa envolve a instalação de pontos de entrega voluntária (PEV) em lojas de varejo - REPRODUÇÃO

O Recife recebeu um ponto de entrega voluntária (PEV) do programa RetornaTinta, iniciativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) que visa incentivar o descarte adequado de sobras de tintas imobiliárias após o consumo.

O evento de inauguração foi realizado na loja Tupan, no bairro Imbiribeira, que a partir de agora funcionará como ponto de entrega permanente. O programa, em etapa piloto neste momento, envolve a instalação de PEVs em lojas de varejo, tornando mais acessível o descarte responsável das sobras de tintas, assim como de embalagens vazias do produto.

O evento de lançamento serviu para coleta de informações relevantes para as próximas etapas do programa, como a frequência de entregas, o volume médio de sobra por embalagem, os produtos que sobram mais, o total coletado, entre outras, assim como para definir as melhores estratégias para estimular a participação da comunidade no descarte adequado das sobras de tinta.

“O setor de tintas vem trabalhando para orientar os consumidores a evitar a sobra e o desperdício, adotando o consumo consciente de tintas”, afirma Luiz Cornacchioni, presidente-executivo da Abrafati. Para isso, deve-se calcular adequadamente a compra das tintas, medindo a área a ser pintada e verificando o rendimento do produto para determinar a quantidade necessária.

É possível obter mais informações sobre o rendimento na própria embalagem da tinta, assim como nos sites dos fabricantes e no setor de atendimento das lojas. “Quando acontecer de sobrar tinta, se o consumidor não tiver onde utilizá-la, o melhor caminho – em termos econômicos, ambientais e sociais – é doá-la o mais rápido possível a associações de bairro, igrejas, escolas, creches, casas de repouso e instituições sociais, ou, ainda, para algum familiar, amigo ou vizinho. Isso porque, em contato com o ar, com umidade ou com calor excessivo, a tinta vai gradualmente perdendo suas características ideais. Assim, não se pode demorar a utilizá-las depois que a embalagem for aberta”, explica Cornacchioni.

O PEV recolherá também embalagens vazias de tintas imobiliárias (latas metálicas e baldes plásticos), atividade que conta com o apoio do Programa Prolata (iniciativa da Abeaço – Associação Brasileira da Embalagem de Aço) e do Programa Descarta Aí (iniciativa da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico).

Essas embalagens serão encaminhadas para uma destinação ambientalmente adequada, como estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Abrafati

Fundada em 1985, a Abrafati – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas representa a indústria de tintas. Reúne 36 fabricantes – que representam mais de 80% da produção nacional de tintas imobiliárias, automotivas, de repintura automotiva e de uso na indústria em geral – e 29 fornecedores de matérias-primas e insumos.

Além de ser membro da LatinPin (Federação Latino-Americana de Associações de Técnicos e Fabricantes de Tintas) e do World Coatings Council, a Associação é responsável por impulsionar o crescimento e desenvolvimento sustentável da cadeia de tintas, atuando na representação e defesa do setor, facilitando o acesso a conteúdo, promovendo a capacitação e proporcionando oportunidades de relacionamento. Desempenha também um papel crucial na promoção da sustentabilidade, qualidade e inovação na indústria de tintas.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS