CNH SOCIAL

CNH Pai D'égua: inscrições abertas hoje (27/05) para novo grupo

Veja as datas do cronograma de inscrição e como fazer

Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 27/05/2024 às 6:50 | Atualizado em 27/05/2024 às 7:31
Imagem mostra uma atendente entregando o cartão do CNH Pai D'égua a uma mulher - Divulgação/Agência Pará

Nesta nova etapa do programa da CNH Social do Pará, o CNH Pai D'égua, 7 mil vagas serão abertas a partir desta segunda-feira (27) e seguem disponíveis até o dia 5 de junho.

"É um projeto social do Governo do Pará, que contempla as pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar as taxas nem a autoescola para tirar a carteira. O objetivo é atender essas pessoas, para que, com a habilitação, elas possam encontrar uma oportunidade de renda ou até mesmo um emprego, levando uma melhor condição social para as famílias", explica o secretário Regional de Governo do Baixo Amazonas, João Pingarilho

O processo da inscrição deverá ser feito, preferencialmente, de forma online, exclusivamente no site do Detran

Mas 16 municípios terão, também, inscrições presenciais durante o período para auxiliar aqueles que não possuem acesso à internet (confira os locais no fim da matéria).

Para ter direito à vaga, é necessário ter 18 anos completos, ser penalmente imputável, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter curso fundamental comprovado, morar no estado do Pará, possuir CPF e Certidão Negativa de Antecedentes Criminais emitida pela Polícia Civil do Estado do Pará.

A terceira fase do programa contempla os seguintes municípios:

CNH PAI D'ÉGUA

O CNH Pai D'égua é um programa do Governo do Estado do Pará, coordenado pelo Detran, destinado a pessoas de baixa renda que desejam ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita.

O processo de troca de categoria da carteira de habilitação também está incluso. 

Ao todo, os 60 mil candidatos selecionados não pagarão nenhuma taxa de serviço do Detran ou de autoescola durante todo o processo de habilitação.

É importante ressaltar que o inscrito não poderá ter sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave/gravíssima, e não deve ser reincidente, no mesmo período, em infração média, da qual não caibam mais recursos na esfera administrativa.

Já de maneira mais ampla, nos 5 anos que antecedem a inscrição, não devem existir condenações judiciais decorrentes de condutas praticadas no trânsito.

INSCRIÇÃO 

Como foi destacado anteriormente, o processo das inscrições deve ser realizado através do site do Detran do Pará.

Das 7 mil vagas, 10% (700) estão reservadas às Pessoas com Deficiência (PcD), e 30% (2.100), para mulheres. Caso não sejam preenchidas, as vagas poderão ser remanejadas para atender a função social do programa.

Entretanto, não há reserva de vagas na mudança de categoria B para D.

No ato da inscrição, o aprovado deve apresentar os seguintes documentos:

Confira os locais com inscrições presenciais, de 27/05 a 30/05:

De 01/06 a 05/06:

CALENDÁRIO

Detran-PA anunciou a alteração nas datas do cronograma ainda no mês de abril. Desta maneira, os interessados no programa têm novos prazos.

Para este terceiro grupo, as inscrições estarão disponíveis do dia 27 de maio ao dia 5 de junho. A lista de aprovados será divulgada no dia 21 de junho.

Já a entrega do passaporte está prevista para ocorrer de 1º de julho ao dia 10, e a matrícula, do dia 15 de julho ao dia 24 do mesmo mês.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS