Nesta sexta-feira (03), o presidente Lula (PT) recebe o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Na primeira visita do líder japonês ao Brasil, o foco de Luiz Inácio será negociar as relações comerciais e acordos de cooperação ambiental entre os países.
O premiê japonês chegou no Planalto às 9h30, sua recepção por Lula e diversos ministros do governo é exibida pelo canal Gov. Parte da equipe do Japão também está no local.
Lula tem planos de negociar o mercado da carne, ao articular a exportação da mercadoria para o Japão. A informação foi revelada pelo embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
Segundo Eduardo, como 70% carne bovina consumida no Japão é importada, o Brasil também quer participar do mercado japonês, que consume, majoritariamente, carne dos Estados Unidos e da Austrália.
Além desse ponto, também deve ser discutida a possibilidade do investimento japonês na energia renovável brasileira. Sobre essa temática, a ministra Marina Silva (Rede) também estava presente na comitiva de recepção ao primeiro-ministro do Japão.
Existe previsão sobre a assinatura de um acordo de cooperação para questões ambientais de ambos os países, com foco em mudanças climáticas e descarbonização.
Kishida já viaja ao Paraguai nesta sexta, mas retorna no sábado (04) para cumprir agendas em São Paulo, onde conhecerá o bairro da Liberdade e diversos locais vinculados com a cultura japonesa migrante no país.