clima

Chuvas no Rio Grande do Sul: ministro de Lula fala que temporais são "novo normal"

Ministro citou como aumento das tragédias climáticas ao redor do globo se tornarão padrões que precisarão ser previnidos

Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 03/05/2024 às 11:19
Fortes chuvas deixaram severos estragos no Rio Grande do Sul - DIEGO VARA

Em meio à crise no Rio Grande do Sul, o ministro das Cidades, Jader Filho, falou nesta sexta-feira (03) sobre a necessidade das cidades brasileiras se prepararem para situações semelhantes, a partir do aumento dos efeitos climáticos no Globo. 

Jader citou que casos como as enchentes no Rio Grande do Sul serão "o novo normal". A Defesa Civil do estado colocou a maioria das bacias do RS em risco de inundação. Com isso, o governo decretou estado de calamidade. 

O ministro do governo Lula citou como o aumento dos desastres naturais ao redor do globo é discutido nos fóruns globais, sendo uma nova realidade. 

Segundo Jader, a alternativa é adaptar as cidades para prepará-las para situações cada vez mais instáveis. "Nós precisamos entender que a política de prevenção não pode ser a política do vai e vem. Constrói [cidade], destrói e constrói [de novo]". 

As últimas atualizações no Rio Grande do Sul são de 32 mortos e 70 desaparecidos. Mais de 10 mil pessoas estão desabrigadas. 

‘Governo federal estará 100% à disposição’, diz Lula no RS

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS