O presidente Lula embarca nesta quinta-feira (2) para o Rio Grande do Sul, onde deve acompanhar de perto a situação e os estragos causados pelas chuvas no estado. Até o momento, 10 pessoas já morreram e mais de 1 mil estão desabrigadas.
Lula embarca da Base Aérea de Brasília às 7h30, e deve chegar às 9h45 na cidade de Santa Maria, um dos municípios afetados pelo temporal. O presidente deve sobrevoar as regiões atingidas pelas chuvas por volta das 10h.
Em seguida, Lula terá um encontro com o governador do estado, Eduardo Leite, ainda na base aérea de Santa Maria.
Lula embarca de volta para Brasília às 12h30, devendo chegar na capital federal às 14h45.
Conversa com Eduardo Leite
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, as fortes chuvas já causaram dez mortes em diferentes cidades. Outras 21 pessoas estão desaparecidas.
Conforme a Defesa Civil, 104 municípios foram afetados, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram levadas para abrigos.
Em conversa com o governador Eduardo Leite, Lula disse que oito helicópteros das Forças Armadas estão prontos para apoiar ações de resgate, porém não conseguem decolar em razão do tempo no estado.
"Os helicópteros já estão preparados para ir ao Rio Grande do Sul assim que o teto permitir", disse Lula.
A primeira conversa entre Lula e Eduardo Leite ocorreu ontem (30), quando o governador gaúcho solicitou apoio do governo federal.
De acordo com a FAB, uma família foi resgatada de uma casa que estava ficando submersa na região de Candelária e levada até Santa Cruz. Porém, não houve condições das aeronaves decolarem de Santa Maria por causa do tempo. Até o momento, foram resgatadas sete pessoas.
O presidente garantiu ainda o envio de mais homens para ajudar a população.
De acordo com o Ministério da Defesa, 335 militares participam das ações de apoio à população gaúcha atingida pelas fortes chuvas, no resgate de pessoas ilhadas, na distribuição de água, alimentos e donativos, na recuperação de infraestrutura danificada, na montagem de barracas para desabrigados e fornecimento de colchões. Foram disponibilizados também 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas.
Ministros também vão ao estado
Uma comitiva de ministros deve seguir para o Rio Grande do Sul na próxima sexta-feira (3), sob orientação de Lula. O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em uma rede social.
"Sob determinação do presidente Lula, vamos ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, em comitiva de ministros, para reforçar a ajuda humanitária que o Governo Federal tem prestado às famílias atingidas pelas chuvas e conversar com as prefeituras. Estivemos ao lado do povo gaúcho no ano passado, com o início das chuvas na região e seguiremos firmes com o nosso compromisso de enfrentarmos mais esse desafio climático unidos", escreveu.
Também pelas redes, Lula informou que determinou aos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Comunicação Social que atuem no estado.
Concurso Nacional Unificado está sendo avaliado
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que está monitorando a situação no Rio Grande do Sul para a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, que ocorrerá no próximo domingo (5) em todo o país.
"A organização do Concurso Nacional Unificado está acompanhando a situação no Rio Grande do Sul com equipe in loco e em diálogo com autoridades locais. Qualquer alteração logística necessária nas cidades atingidas por chuvas será anunciada pelo Ministério da Gestão", informou o ministério.