Bolsa Família | Notícia

Bolsa Família: titulares podem perder benefício; entenda

Benefício do Bolsa Família pode ser perdido por diversos motivos

Por Suzyanne Freitas Publicado em 18/03/2024 às 11:52

O Bolsa Família, um programa crucial do Governo para apoiar famílias de baixa renda, enfrenta um desafio significativo: a falta de atualização dos dados cadastrais coloca em risco o benefício de muitas pessoas.

Para garantir o recebimento do Bolsa Família, é fundamental que os dados estejam atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Aqueles que não estiverem em conformidade com as regras do programa correm o risco de ter seus benefícios interrompidos.

Atualmente, estima-se que aproximadamente 7 milhões de famílias cadastradas no programa tenham informações desatualizadas.

Portanto, é crucial realizar o recadastramento com todos os beneficiários do Bolsa Família para evitar cortes nos pagamentos.

CRITÉRIOS PARA PERDER O BENEFÍCIO

Com a revisão cadastral, o benefício do Bolsa Família pode ser perdido por diversos motivos, entre eles:

  • O cadastro não ter sido atualizado há mais de dois anos;
  • A renda familiar maior do que o valor declarado;
  • O número de integrantes da família está diferente do cadastrado;
  • Menores cadastrados não estão frequentando a escola – requisito obrigatório;
  • Falhas no acompanhamento da saúde e imunização de crianças e jovens.

O QUE FAZER?

As famílias cadastradas no Cadastro Único estão recebendo avisos por meio de mensagens nos aplicativos Cadastro Único, Caixa Tem e nos extratos de pagamento dos benefícios.

Aqueles que também fazem parte do programa Tarifa Social podem ser informados sobre a necessidade de atualização dos dados do Cadastro Único por meio da fatura de energia elétrica.

Após receber a notificação, é imprescindível comparecer pessoalmente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de residência ou ao setor da prefeitura responsável pelo Cadastro Único para realizar a atualização dos dados.

COMO ATUALIZAR OS DADOS? VEJA

Para realizar a atualização, é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou Título de Eleitor, comprovante de residência e documentos de todos os membros da família que residem na mesma casa.

As famílias cadastradas no Cadastro Único estão recebendo avisos por meio de mensagens nos aplicativos Cadastro Único, Caixa Tem e nos extratos de pagamento dos benefícios. Aqueles que também fazem parte do programa Tarifa Social podem ser informados sobre a necessidade de atualização dos dados do Cadastro Único por meio da fatura de energia elétrica.

Após receber a notificação, é imprescindível comparecer pessoalmente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de residência ou ao setor da prefeitura responsável pelo Cadastro Único para realizar a atualização dos dados.

Compartilhe