A Azul (AZUL4) está avaliando uma possível oferta para comprar sua concorrente Gol (GOLL4), que está em recuperação judicial.
Para isso, a companhia está trabalhando com o banco Citigroup e a gestora Guggenheim Partners em sua análise. A informação foi revelada por fontes familiarizadas com a discussão à Bloomberg News.
As duas empresas estão prestando assessoria à Azul (AZUL4), que está considerando diversas alternativas, incluindo uma potencial aquisição direta da Gol (GOLL4).
No entanto, a Azul (AZUL4) também está ciente da possibilidade de descartar essa ideia, a depender do resultado da análise que está sendo feita.
Se a propoosta pela compra vingar, ele teria que ser submetida ao escrutínio do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão regulador da concorrência no Brasil.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a Gol (GOLL4) vira alvo de suas concorrentes. No final de janeiro de 2024, a Latam (LTM) fez tentativas de adquirir entre 20 e 25 de aviões modelo 737, da rival.
GOL (GOLL4) EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL
A Gol (GOLL4) entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, enfrentando uma dívida de R$ 20 bilhões.
A Azul (AZUL4) está otimista de que as autoridades regulatórias possam aprovar uma potencial fusão, devido à pouca sobreposição entre suas malhas aéreas e a da Gol, afirmou outra fonte.
Questionado sobre uma eventual fusão com a Gol (GOLL4), o CEO da Azul, John Peter Rodgerson, declarou à Bloomberg News que a empresa está acompanhando de perto a situação.
"Temos a obrigação, para com os acionistas, de olhar todas as oportunidades", afirmou, sem dar detalhes.