Encarregado de assistir os cidadãos brasileiros que enfrentam situações de vulnerabilidade social ou econômica, o Bolsa Família efetua, de maneira mensal, pagamentos que possuem um montante mínimo de R$ 600. Para acessar esse benefício, é necessário que a família esteja devidamente cadastrada no programa.
Esse procedimento deve ser realizado em uma unidade do CRAS. No local, a família deverá solicitar a inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), utilizado pelo Governo Federal para identificar e selecionar as famílias que serão contempladas por seus programas sociais.
Cadastro
Para efetuar o cadastro é preciso que um responsável familiar compareça até o local de atendimento com os seguintes documentos:
- Documento de identidade com foto;
- CPF de todos os moradores da casa;
- Comprovante de residência atualizado.
Após essa etapa, a família estará apta a ser integrada ao Bolsa Família, desde que cumpra o critério de renda estabelecido pelo Governo Federal.
Atualmente, a exigência é que a renda mensal por pessoa seja de, no máximo, ¼ do salário mínimo. Em 2024, esse valor é estabelecido em R$ 353.
O processo de inclusão passa por uma avaliação do Governo Federal, sem um prazo definido para conclusão.
Se aprovada, a família será informada por meio de uma carta sobre a liberação do pagamento, além de receber o cartão do benefício.
VEJA FORMAS PARA CONSULTAR SE A FAMÍLIA FOI INCLUÍDA NO BEBNEFÍCIO
Consulta ao Número de Identificação Social (NIS): o número é fornecido no momento do cadastro. Com ele, a família pode consultar o status da sua inscrição em postos de atendimento do programa, no aplicativo ou site do Bolsa Família;
Aplicativo Meu CadÚnico: outra opção é usar o aplicativo Meu CadÚnico que também libera informações sobre o benefício. Nele, a consulta pode ser feita de forma prática liberando a necessidade de deslocamento;
Site do CadÚnico: para quem não tem smartphone, a consulta pode ser feita por meio do portal em um computador;
Central telefônica do Ministério da Cidadania: para quem não tem acesso a internet, outra opção é ligar para o número 0800 707 2003 e realizar uma consulta sobre o status do cadastro.