Bolsa Família

Quanto tempo demora para receber o Bolsa Família após o cadastro? Confira prazo máximo

Bolsa Família efetua, de maneira mensal, pagamentos que possuem um valor mínimo de R$ 600

Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 04/03/2024 às 10:57 | Atualizado em 04/03/2024 às 11:56
Imagem do cartão do Bolsa Família, usado para movimentar os recursos do benefício - © MDAS/Divulgação

Encarregado de assistir os cidadãos brasileiros que enfrentam situações de vulnerabilidade social ou econômica, o Bolsa Família efetua, de maneira mensal, pagamentos que possuem um montante mínimo de R$ 600. Para acessar esse benefício, é necessário que a família esteja devidamente cadastrada no programa.

Esse procedimento deve ser realizado em uma unidade do CRAS. No local, a família deverá solicitar a inclusão no Cadastro Único (CadÚnico), utilizado pelo Governo Federal para identificar e selecionar as famílias que serão contempladas por seus programas sociais.

Cadastro

Para efetuar o cadastro é preciso que um responsável familiar compareça até o local de atendimento com os seguintes documentos:

  1. Documento de identidade com foto;
  2. CPF de todos os moradores da casa;
  3. Comprovante de residência atualizado.

Após essa etapa, a família estará apta a ser integrada ao Bolsa Família, desde que cumpra o critério de renda estabelecido pelo Governo Federal.

Atualmente, a exigência é que a renda mensal por pessoa seja de, no máximo, ¼ do salário mínimo. Em 2024, esse valor é estabelecido em R$ 353.

O processo de inclusão passa por uma avaliação do Governo Federal, sem um prazo definido para conclusão.

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Se aprovada, a família será informada por meio de uma carta sobre a liberação do pagamento, além de receber o cartão do benefício.

VEJA FORMAS PARA CONSULTAR SE A FAMÍLIA FOI INCLUÍDA NO BEBNEFÍCIO

Consulta ao Número de Identificação Social (NIS): o número é fornecido no momento do cadastro. Com ele, a família pode consultar o status da sua inscrição em postos de atendimento do programa, no aplicativo ou site do Bolsa Família;

Aplicativo Meu CadÚnico: outra opção é usar o aplicativo Meu CadÚnico que também libera informações sobre o benefício. Nele, a consulta pode ser feita de forma prática liberando a necessidade de deslocamento;

Site do CadÚnico: para quem não tem smartphone, a consulta pode ser feita por meio do portal em um computador;

Central telefônica do Ministério da Cidadania: para quem não tem acesso a internet, outra opção é ligar para o número 0800 707 2003 e realizar uma consulta sobre o status do cadastro.

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