Em viagem pelo continente africano, o presidente Lula (PT) viralizou na bolha bolsonarista com um vídeo da semana passada em que planta uma oliveira na Embaixada da Palestina, em Brasília. Apesar de ter ocorrido na sexta-feira de carnaval (09), o caso se espalhou pelas redes sociais ontem (16).
No vídeo, publicado pelo próprio presidente Lula, Luiz Inácio questiona para o embaixador palestino quando nasceria uvas da oliveira, a planta, no entanto, gera azeitonas.
AO PLANTAR OLIVEIRA NA EMBAIXADA PALESTINA, LULA ERRA FRUTO E QUESTIONA QUANDO DARIA UVA
Em um gesto vinculado com o conflito entre Israel e Palestina, que pode escalar ainda mais nos próximos dias, o presidente Lula foi até a Embaixada da Palestina em Brasília e plantou uma oliveira.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
Durante o ato de plantar a oliveira, o embaixador palestino Ibrahim Alzeben afirmou que o ato de Lula seria um simbolismo de que o presidente estaria "plantando esperança para o povo palestino".
Depois de terminar o plantio, Lula perguntou para Alzeben quanto demoraria para oliveira dar uma uva, corrigindo-se logo depois para "azeitona". Enquanto falava que voltaria para ver os frutos da planta, Lula questiona "quanto tempo demora para dar uma uva... azeitona?". Veja o vídeo da gafe do presidente:
Apesar da gafe, o embaixador da Palestina respondeu que a oliveira demoraria oito anos para dar frutos. Apenas uma semana depois que perfis de oposição a Lula passaram a ridicularizar o presidente pelo erro.
O plantio da oliveira tem vínculo com seu símbolo para as três grandes religiões monoteístas do mundo. Para o islamismo, a planta seria a "árvore-da-vida", enquanto cristãos consideram-na um símbolo de esperança e reconciliação. O judaísmo também associa a árvore ao Monte das Oliveiras, um local sagrado para religião, frequentado pelos profetas.
Em suas redes, o presidente falou que o plantio da oliveira foi "em nome da paz e da esperança para o povo palestino". Desde a elevação do conflito entre Israel e o grupo palestino Hamas, Lula critica a intensidade dos ataques de Israel à população da Faixa de Gaza.