No edital liberado pela Caixa Econômica Federal, surgiu como novidade a disciplina de Língua Inglesa.
A mudança deixou os concurseiros chocados, pois a matéria não estava presente nas edições anteriores. Confira, abaixo, a explicação de Carlos Vieira, presidente da Caixa.
>> Edital Caixa publicado no Diário Oficial da União; saiba tudo sobre o concurso
Língua Inglesa será cobrada no concurso público da Caixa
Em entrevista ao site Folha Dirigida, Carlos Vieira, atual presidente do banco, explicou o porquê da inserção da língua estrangeira na prova.
Ele explica que há uma tendência atualmente necessária, no mundo moderno, do domínio da Língua Inglesa.
.
"A gente acredita que essa base que está entrando (novos servidores) já tem esse domínio estabelecido - até porque essa é uma matéria exigida nos nossos currículos escolares. No ponto de vista da inovação, é uma percepção sobre todo o contexto que tem uma língua expressiva, que é considerada hoje uma língua tão necessária no mundo dos negócios".
A decisão de cobrar a Língua Inglesa na prova foi em comum acordo com a Fundação Cesgranrio (atual banca responsável pela prova).
Como será a prova de Língua Inglesa?
No concurso da Caixa Econômica Federal, os candidatos serão avaliados por provas objetivas e discursivas. No entanto, o Inglês estará presente apenas na primeira prova, com questões de múltipla escolha.
A disciplina estará entre os conteúdos do quadro de Conhecimentos Básicos, de ambos os cargos.
- Ao todo, serão cinco questões de Língua Inglesa.
Concurso Caixa Econômica Federal: o que será cobrado em Inglês?
Se você deseja participar da prova, será cobrado os conhecimentos na Língua Inglesa:
- Língua Inglesa: conhecimento de vocabulário fundamental e de aspectos gramaticais básicos para a compreensão de textos.
Cada questão valerá um ponto. Será importante garantir um bom aproveitamento na disciplina.
Afinal, o edital informa que será eliminado quem obtiver menos de 50% de acertos do total de pontos da prova objetiva de Conhecimentos Básicos (incluindo Inglês).
Inclusive, acertar o maior número de questões em Conhecimentos Básicos é o terceiro critério de desempate no concurso da Caixa.