ato de bolsonaro

Ato de Bolsonaro na Av. Paulista: Jair fala sobre suposta tentativa de golpe e pede anistia

Durante ato de Bolsonaro na Av. Paulista, ex-presidente fala sobre acusações de suposta tentativa de golpe contra Lula e apela por anistia para presos do 8 de janeiro. Veja mais sobre o evento

Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 26/02/2024 às 6:49
Bolsonaro em uma de suas manifestações - NELSON ALMEIDA / AFP

Durante o ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (25) na Avenida Paulista, em São Paulo, Bolsonaro utilizou o momento para se defender das acusações de que teria orquestrado uma tentativa de golpe de Estado. 

Bolsonaro também clamou por anistia aos presos vinculados com os atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023. 

As estimativas de participação no ato de Bolsonaro na Av. Paulista variam entre as pesquisas realizadas. 

ATO DE BOLSONARO NA PAULISTA 

O ato de Bolsonaro na Av. Paulista ocorre como uma forma do ex-presidente mostrar apoio popular enquanto é investigado pela Polícia Federal por suposta tentativa de golpe de Estado.

Durante o discurso de Jair Bolsonaro no ato, o político afirmou ser vítima de perseguição e que não participou de uma tentativa de golpe.

Bolsonaro também justificou que o material veiculado como "minuta do golpe", encontrado na sede do PL, era apenas um rascunho de um decreto de estado de defesa que só poderia ser realizado com autorização do Parlamento. 

Além de usar o ato na Av. Paulista neste domingo para negar as suspeitas de tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro também utilizou o momento para clamar ao Congresso pela realização de um projeto de anistia aos presos acusados de participar dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Bolsonaro apontou que as penas atribuídas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) às pessoas que destruíram os prédios dos Três Poderes eram excessivas.

"Quem por ventura depredou o patrimônio, que nós não concordamos com isso, que pague, mas essas penas fogem ao mínimo da razoabilidade", afirmou o ex-presidente. 

Saiba quantas pessoas participaram da manifestação de Bolsonaro na Paulista

NÚMEROS DO ATO DE BOLSONARO DIVERGEM

O número de participantes do ato de Bolsonaro na Av. Paulista divergem entre as fontes. Enquanto a pesquisa da USP aponta um ápice de 185 mil pessoas, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que o público total foi de 750 mil, sem indicar como chegou a tal número. 

 

Leia Também

O assessor de Bolsonaro, Fabio Wajngarten, afirmou que o ato de Bolsonaro reuniu mais de meio milhão de pessoas. Uma estimativa do Poder 360 apontou um público de 300 mil a 350 mil pessoas. A projeção foi realizada por análise de fotos e mapeamento da metragem ocupada na Avenida Paulista, que ocupou cerca de sete quarteirões do local. 

Entre os políticos que participaram do ato na Av. Paulista estavam os governadores Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jorginho Mello (PL-SC). O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) também compareceu. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS