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Após investida da Latam (LTM), Gol (GOLL4) pode perder aviões para outra empresa

Gol enfrenta disputa por aeronaves com Latam e Avelo Airlines. Conheça os detalhes e desdobramentos

Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 21/02/2024 às 9:01 | Atualizado em 21/02/2024 às 9:06
O papel da companhia aérea teve a maior queda do Ibovespa, e essa desvalorização significou uma perda de R$ 179,31 milhões - Divulgação

A Gol (GOLL4), desde que entrou em processo de recuperação judicial, tem enfrentado desafios decorrentes da competição com suas concorrentes. A Latam (LTM), por exemplo, buscou adquirir entre 20 e 25 aeronaves da Gol, que atualmente opera com 140 aviões.

Contudo, há indícios de que outra empresa poderá adquirir parte da frota da Gol (GOLL4). Conforme relata o Aviation Week, a companhia aérea americana Avelo Airlines está programada para receber cinco Boeings 737NG, provenientes da frota da Gol por meio de leasing.

Trevor Yealy, diretor comercial da Avelo, declarou que essas aeronaves devem ser entregues entre maio de 2024 e o primeiro trimestre de 2025, após um acordo firmado com a empresa de leasing.

"À medida que a Gol avança em seu processo de recuperação, teremos mais clareza sobre o cronograma de devolução das aeronaves e sua entrega para nós", disse Yealy em entrevista. "Esperamos receber algumas delas ainda este ano e algumas no início do próximo ano, pois isso depende do prazo para a devolução à empresa de leasing pelo operador anterior", acrescentou.

Em contrapartida, a Gol (GOLL4) afirmou que não está em negociações com a Avelo.

"A empresa está focada na renovação de sua frota, conforme amplamente divulgado em comunicados recentes ao mercado, com previsão de devoluções e recebimentos ao longo de 2024. Os Boeing 737 NG estão sendo substituídos pelos modelos Boeing 737 MAX8, que consomem 15% menos combustível e são cruciais para a meta de neutralização das emissões de carbono. Recentemente, entre dezembro e janeiro, a Gol recebeu 5 novas aeronaves MAX 8, já em operação."

GOL ACUSA LATAM

Gol acusou a Latam de práticas concorrenciais desleais, o que foi parcialmente aceito pela Justiça dos Estados Unidos esta semana.

A empresa alegou que a Latam agiu de forma predatória ao buscar adquirir aeronaves, pilotos e lessores, como bancos e financeiras, conforme relatos de veículos como o Valor Econômico.

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