O número do PIS (Programa de Integração Social) desempenha um papel crucial na identificação dos trabalhadores brasileiros.
Emitido no momento em que são contratados para o primeiro emprego com carteira assinada, esse número muitas vezes passa despercebido pelos cidadãos, que não sabem onde encontrar essa informação essencial.
Por meio do número do PIS, o trabalhador obtém acesso a uma série de benefícios trabalhistas fundamentais, incluindo o abono salarial, o seguro-desemprego e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Esses direitos são garantidos a todos os cidadãos que trabalham formalmente, com a devida contribuição de seus empregadores.
CALENDÁRIO DO PIS
- Janeiro – 15 de fevereiro de 2024;
- Fevereiro – 15 de março de 2024;
- Março – 14 de abril de 2024;
- Abril – 15 de abril de 2024;
- Maio – 15 de maio de 2024;
- Junho – 15 de maio de 2024;
- Julho – 15 de junho de 2024;
- Agosto – 15 de junho de 2024;
- Setembro – 15 de julho de 2024;
- Outubro – 15 de julho de 2024;
- Novembro – 15 de agosto de 2024;
- Dezembro – 15 de agosto de 2024.
CONSULTA AO PIS
A consulta ao número do PIS pode ser realizada de várias maneiras. O trabalhador pode optar por uma consulta presencial, verificando documentos físicos que contenham esse número.
Além disso, há a opção de realizar a consulta online, utilizando os recursos disponibilizados pelo governo federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego.
Documentos físicos
- Na carteira de trabalho na página onde estão os dados pessoais, pode estar como NIT (Número de
- Identificação do Trabalhador);
- No extrato de pagamentos do FGTS;
- Impresso no Cartão Cidadão.
Pelo número do CPF
- Ligando para a Previdência Social, no 135. Na opção 5, um atendente vai confirmar os dados e informar os dados solicitados – segunda a sábado, das 7h às 22h;
- Atendimento do Cartão Cidadão, no telefone 0800-7260207 – segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Por aplicativos online
No aplicativo da CTPS digital, o trabalhador pode consultar o número do PIS em um dos contratos registrados;
Pelo aplicativo ou site do Meu INSS de duas formas:
Para quem já tem cadastro:
- Tecle em entrar;
- O sistema solicitará integração com o gov.br;
- Digite a senha do cadastro;
- Pronto, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS.
Para quem não tem cadastro:
- Selecione “Cadastre-se” e preencha os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado);
- Clique em “Próxima”;
- Anote a senha que o sistema vai criar para você;
- Informe seu CPF e a senha;
- Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
- Acesse novamente, dessa vez com a sua senha.