FGTS |

Saldo FGTS bloqueado: como desbloquear o saldo do empréstimo do FGTS? Veja passo a passo

Descubra como desbloquear o seu FGTS

Por Bia Freire Publicado em 19/02/2024 às 21:32 | Atualizado em 19/02/2024 às 21:34

Se viu seu saldo do FGTS bloqueado no aplicativo, isso quer dizer que não pode mexer, sacar ou fazer transações. No enanto, existem algumas formas de desbloquear o seu FGTS. Descubra nesta matéria!

De acordo com a Lei 8.036/1990, o FGTS só pode ser sacado em situações específicas, como demissão sem justa causa, rescisão por acordo, aposentadoria, quando o titular tem 70 anos ou mais, entre outros casos.

Saldo do FGTS bloqueado

Seu saldo do FGTS pode ser bloqueado quando parte dele, incluindo os 40% da multa rescisória, é usado como garantia para um empréstimo. Esses valores ficam bloqueados para pagamento da dívida junto ao banco.

Além disso, há outros motivos, são eles: 

  • Saque-aniversário: O saldo do FGTS pode ser bloqueado quando o trabalhador adere à modalidade de saque-aniversário. Nesse caso, ele pode sacar parte do saldo disponível no FGTS anualmente, no mês do seu aniversário. Se for demitido sem justa causa, só tem direito à multa de 40%, ficando o restante bloqueado.

Quando você solicita a antecipação do saque-aniversário, o saldo do seu FGTS é usado como garantia para o empréstimo e fica bloqueado até que o empréstimo seja completamente pago.

  • O saldo do FGTS pode ser bloqueado se o trabalhador deixar de pagar a pensão alimentícia. O Poder Judiciário pode ordenar à Caixa Econômica Federal que utilize os valores depositados na conta de FGTS do trabalhador para fazer o pagamento da pensão.

Como desbloquear o meu FGTS?

Para desbloquear o saldo do FGTS em caso de bloqueio por decisão judicial para pagamento de pensão alimentícia, o trabalhador precisa quitar totalmente sua dívida.Para isso, é necessário um ofício do Poder Judiciário determinando o desbloqueio.

Bloqueio por empréstimo

Para desbloquear o saldo do FGTS em caso de bloqueio por empréstimo com garantia do FGTS, o trabalhador deve antecipar o pagamento das parcelas utilizando seus próprios recursos.

Assim que o valor for quitado, a Caixa Econômica será notificada para desbloquear o saldo.

Para realizar a antecipação do pagamento das parcelas, siga estes passos:

  1. Acesse o aplicativo do banco onde você contratou o empréstimo com garantia do FGTS.
  2. Encontre o contrato de contratação.
  3. Selecione a opção "Quitar demonstração" após clicar no contrato.
  4. Gere o boleto com o saldo em aberto e faça o pagamento.
  5. Se o seu banco não oferecer essa opção online, entre em contato por telefone ou visite uma agência física para solicitar a antecipação do pagamento.

Compartilhe