CARNAVAL 2025

Carnaval é aberto oficialmente no Recife e em Olinda evocando tradições e a multiculturalidade

No Recife, o prefeito João Campos acompanhou o primeiro dia de festa. Em Olinda, a prefeita Mirella Almeida foi acompanhada por Raquel Lyra

Cadastrado por

JC

Publicado em 28/02/2025 às 0:30 | Atualizado em 28/02/2025 às 0:33
Abertura oficial do Carnaval do Recife - BRENDA ALCÂNTARA /PCR

A fantasia saiu do armário, as ruas do Recife e de Olinda encheram-se de cor, unindo o frevo, brega, maracatu e uma profusão de outros ritmos na abertura do Carnaval 2025. Em plena quinta-feira, uma multidão acompanhou os shows no Carmo, na Marim dos Caetés, e no Marco Zero da capital pernambucana. 

No Recife, o palco do Marco Zero recebeu o espetáculo Tumaraca, reunindo 13 nações de Maracatu, reverenciando a ancestralidade que guia a festa em Pernambuco. Chico César encantou os presentes ao mesclar seus clássicos com o ritmo das alfaias - uma cena que apenas o Carnaval de Pernambuco pode proporcionar. As festividades começaram às 17h30,  contando também com Voz Nagô, Lucas dos Prazeres e o Bacnaré.

Abertura oficial do Carnaval do Recife - BRENDA ALCÂNTARA /PCR

NOITE DOS HOMENAGEADOS NO RECIFE

Logo em seguida, o frevo fez morada no palco do Marco Zero. Marron Brasileiro recebeu Dany Myler, Michelle Melo, Conde - Só Brega, Ciel Santos, Martins, Larissa Lisboa, Almério, Barro, Romero Ferro, Nena Queiroga, Luciano Ferraz, Gustavo Travassos e Elba Ramalho, que também é homenageada no Carnaval da cidade. 

"A gente começa hoje o maior Carnaval do brasil, trouxemos a abertura para a quinta-feira e com isso podemos fazer o Carnaval gigante ainda mais comprido, pode se dizer assim. Este ano tem novidade: terminamos o ciclo na terça-feira, mas teremos gravação do DVD do Padre Fábio de Melo, na quinta-feira, e o Festival Recife Capital do Brega, na sexta-feira (...) O Recife tem um Carnaval de rua, democrático, acessível, uma festa linda, com a cultura popular  e recebendo gente de todo o Brasil. O Recife mostra sua cultura e não deixa de ser o grande palco do Brasil", ressaltou o prefeito João Campos, que acompanhou a abertura da festa. 

Ney Matogrosso na abertura do Carnaval do Recife - WAGNER RAMOS/PCR

A noite no Recife foi encerrada com o megashow do cantor Ney Matogrosso, que emocionou uma multidão no Marco Zero, seguido por Raphaela Santos, que finalizou a programação ao som de muito brega romântico.

 

Abertura oficial do Carnaval de Olinda - PREFEITURA DE OLINDA

ABERTURA DO CARNAVAL EM OLINDA

Olinda abriu o Carnaval com um cortejo especial que celebrou a riqueza cultural e as tradições da Marim dos Caetés. Passistas e orquestras saíram do Largo do Amparo, seguindo pelos Quatro Cantos, Prefeitura e Rua 27 de Janeiro, até achegar à Praça do Carmo, onde a programação oficial foi iniciada no palco Pernambuco Meu País. 

No palco, o público curtiu Ganga Barreto, Lenine, Raphaela Santos e, para encerrar a noite com chave de ouro, o ícone do Carnaval de Olinda, Alceu Valença. 

"Aqui, com o Festival Pernambuco Meu País, declaro oficialmente aberto, aqui em Olinda, a festa do Carnaval de Pernambuco, a maior expressão da nossa cultura popular. É muito bom ver a nossa população feliz. Não tenho dúvida nenhuma que esse será o maior e melhor Carnaval que Pernambuco já viu, além de ser o mais seguro. São 62 municípios dentro do festival Pernambuco Meu País, contemplados com o apoio do governo. Mais de R$ 50 milhões em investimento. A gente contratou mai de 1,1 mil expressões da nossa cultura, 80% delas da cultura popular", afirmou a governadora Raquel Lyra, que esteve junto à prefeita de Olinda, Mirella Almeida, na abertura do Carnaval da cidade.

Abertura oficial do Carnaval de Olinda - PREFEITURA DE OLINDA

PROGRAMAÇÃO DO RECIFE NESTA SEXTA (28)

16:00 - Recife Matriz da Cultura Popular - Desfile das Campeãs do Grupo Especial

18:30 - Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo

20:00 - O Grande Encontro - Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo

22:00 - João Gomes

00:00 (Sábado, 01/03/2025) - Priscila Senna

PROGRAMAÇÃO DE OLINDA NESTA SEXTA (28)

Orquestra de Frevo Zezé Correa

Dadá Boladão

Banda Só Brega (Conde)

Taynara Andreza

Priscila Senna



 










Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS