Os visitantes da Caixa Cultural Recife, no Bairro do Recife, vão poder contemplar as 129 fotografias vencedoras do 67º World Press Photo 2024, que anualmente reúne destaques do fotojornalismo e da fotografia documental mundial.
A mostra itinerante, que já passou pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, tem inauguração nesta quarta-feira (11) e fica em cartaz até o dia 9 de fevereiro. A entrada é gratuita.
As obras convidam o público a sair do ciclo efêmero das mídias digitais e a contemplar histórias de forma mais profunda.
Entre os destaques, está a Foto do Ano "Uma Mulher Palestina Abraça o Corpo de Sua Sobrinha", do palestino Mohammed Salem, da Agência Reuters.
A imagem representa a perda de uma criança, a luta do povo palestino e as 33000 pessoas mortas na Palestina, além de simbolizar o custo do conflito e a futilidade das guerras.
Quatro fotógrafos brasileiros estão entre os expositores: "Seca na Amazônia", de Lalo de Almeida (categoria Individual da América do Sul); "Insurreição", de Gabriela Biló (Menção Honrosa); e Felipe Dana e Renata Brito, com "À Deriva".
Temas
Entre os temas destacados na edição de 2024 estão as guerras em Gaza e na Ucrânia, migração, família, demência e meio ambiente. Este ano, o júri tomou a decisão de incluir, excepcionalmente, duas menções especiais na seleção.
Para o brasileiro Raphael Dias e Silva, curador e gerente da exposição, a organização sempre busca expandir sua presença global. "É uma grande honra estar de novo no Brasil, justamente no ano em que o país conta, pela primeira vez, com quatro ganhadores, demonstrando o reconhecimento internacional da qualidade do fotojornalismo brasileiro", diz.
Mais destaques
Na categoria Reportagem do Ano, a série Valim-babena, da sul-africana Lee-Ann Olwage para GEO, aborda a demência, um problema de saúde universal, através das lentes da família e do cuidado.
Na categoria de Projetos de Longo Prazo, o vencedor Os Dois Muros, do venezuelano Alejandro Cegarra, da The New York Times/Bloomberg, apresenta imagens que transmitem emoções profundas em várias jornadas de migração pelo mundo.
O prêmio na categoria Formato Aberto foi para A Guerra é Pessoal, da fotógrafa ucraniana Julia Kochetova, que documenta de forma emotiva a contínua invasão russa na Ucrânia.
Competição
As fotografias expostas foram selecionadas entre 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos de 130 países. São 24 projetos vencedores e seis menções honrosas, totalizando 33 fotógrafos de 25 países.
Para representar melhor uma pluralidade de perspectivas e vozes globais, a World Press Photo introduziu, em 2021, uma nova estratégia de premiação regional, dividindo os trabalhos pelos continentes onde foram produzidos.
Este ano, o concurso premiou quatro categorias: Individual (fotografias individuais); Reportagem (4-10 fotografias); Projetos de Longo Prazo (24-30 fotografias); e Formato Aberto (projetos fotográficos que utilizam diversas mídias e técnicas narrativas).
Ao todo, a World Press Photo 2024 será exibida em mais de 60 cidades ao redor do mundo, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Amsterdã, Londres, Sydney e Cidade do México.
SERVIÇO
World Press Photo 2024
Onde: CAIXA Cultural Recife (Avenida Alfredo Lisboa, 505, Recife)
Quando: de 11 de dezembro de 2024 a 09 de fevereiro de 2025
Horários: Terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h.
Quanto: Entrada franca