Personagens criados pelo escritor moçambicano Mia Couto, um dos mais célebres da língua portuguesa, ganham corpo e perfomam canções da África no espetáculo "Memórias de Terra e Água", que chega ao Recife nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), no Teatro Hermilo Borba Filho, Bairro do Recife.
Ambas as sessões vão começar às 20h e têm entrada gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes.
O espetáculo foi criado pelo paraibano André Morais, que também protagoniza a dramaturgia cênica, executada em união com a música. Para isso, o musical conta com o instrumentista Viktor Makeba, que cria ao vivo toda a sonoridade percussiva.
Essa união entre entre literatura, teatro e música evoca uma certa ancestralidade africana, construindo pontes entre África, Brasil e universo íntimo de Morais, criador da peça.
Significado especial
Escrita a partir dos livros de contos de Mia Couto, o texto de "Memórias de Terra e Água" tem especial significado por ligar-se à memória de seu pai, homem de ascendência africana, que nem os personagens do escritor.
"Todas essas histórias confluem para uma única jornada: a do ser humano frente ao mistério de estar vivo", diz o ator. A direção cênica do espetáculo é de Morais junto com a atriz e educadora Lúcia Serpa.
Com mais de 20 anos de trajetória artística dedicados ao teatro, à música e também ao cinema, André Morais já atuou e se apresentou por palcos de mais de 60 cidades de todo o país. Na música, já cantou e gravou com artistas como Elza Soares e Ney Matogrosso. Como diretor e roteirista de cinema, tem sua assinatura em dois longas-metragens.
Turnê
No Recife, o espetáculo musical encerra uma turnê que começou por Sousa, na Paraíba, seguiu para Juazeiro do Norte e Fortaleza, ambas no Ceará, e continuou por Natal, Rio Grande do Norte, até chegar à capital pernambucana.
A circulação se dá através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio cultural do Banco do Nordeste.
SERVIÇO
Espetáculo musical "Memórias de Terra e Água", dramaturgia baseada na obra de Mia Couto, com tradução em Libras
Quando: 30 e 31 de outubro de 2024, às 20h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife)
Classificação etária: 12 anos
Quanto: Entrada gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes do início da sessão