A exposição "Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia" está aberta ao público no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (CCMEB), em Olinda, trazendo um olhar inovador sobre a terceira geração da fotografia baiana.
Com mais de 100 imagens de 26 fotógrafos emergentes, a mostra, que fica em cartaz até o dia 13 de outubro de 2024, oferece uma rica oportunidade para explorar novas perspectivas artísticas e participar de atividades gratuitas.
Exposição celebra a fotografia contemporânea da Bahia
A exposição "Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia" é um projeto do Instituto Casa da Photographia, de Salvador, e se dedica a apresentar uma produção fotográfica de artistas baianos que emergiram a partir dos anos 2000.
Curada por Marcelo Reis, especialista em fotografia baiana, a mostra é um mergulho na estética e nas poéticas relacionadas à nova geração de fotógrafos.
Ao focar em temas como corpo, memória e sagrado, os trabalhos expostos exploram influências decoloniais e abordam questões de gênero e raça com uma abordagem profundamente pessoal e contemporânea.
Marcelo Reis destaca que uma nova geração de fotógrafos baianos tende a explorar mais seus mundos interiores, ao contrário das gerações anteriores que focavam mais no mundo exterior.
“Diferentemente das demais gerações, essa última tem como questão central em suas obras a estética e as poéticas relacionais, deixando de lado a ideia de mundo exterior e potencializando os seus mundos interiores e as suas questões de vida contemporânea”.
Três Eixos temáticos para explorar
A exposição está organizada em três eixos temáticos:
- Corpo: Inclui trabalhos de Alex Oliveira, Ananda Nunes, Edgar Azevedo, Emanoel Saravá, Isabel Ramos, Lucas Moreira, Renan Benedito e Akira Cravo (in memoriam), que foi homenageado na mostra.
- Memória: Apresenta imagens de Adalton Silva, Adriano Machado, Cristina Cenciarelli, Helen Salomão, Juh Almeida, Ivã Coelho, Paulo Coqueiro, Raimundo Cavalhier e Shai Andrade.
- Sagrado: Exibe trabalhos de Andrea Fiamenghi, Arthur Seabra, Elis Tuxá, Ismael Silva, Gilucci Ogunyomí, Hugo Martins, Leila Chandani, Tacun Lecy e Vinicius Xavier.
Oficinas gratuitas
A exposição não é a única atração. Além da mostra, o Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa oferecerá duas oficinas gratuitas:
- Autorretrato na Fotografia: Autoconhecimento e Expressão, ministrada por Ananda Nunes, esse workshop explora como o autorretrato pode ser uma ferramenta de expressão pessoal e autoconhecimento. O workshop ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro, com sessões das 9h às 12h e das 14h às 18h.
- Memórias Ancestrais: Facilitado por Raimundo Cavalhier, este workshop incluirá uma caminhada fotográfica pelas ruas de Olinda e uma discussão sobre a ancestralidade e memória. As atividades ocorrerão nos dias 13 e 14 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Ambas as oficinas são gratuitas, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do link disponível na bio do Instagram @panoramadafotografiadabahia.
A exposição "Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia" está disponível para visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 17h, até dia 13 de outubro de 2024. Após Olinda, a mostra segue para Natal (RN) , São Luís (MA) e Salvador (BA).
Serviço
"Ecologia de Sentidos — Panorama da Fotografia da Bahia"
- Abertura Oficial: 09/11/2024, às 19h
- Visitação: 11/09/2024 a 13/10/2024, de terça a domingo, das 9h às 17h
- Local: Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa (CCMEB), Olinda
- Entrada: Grátis
OFICINAS
“Autorretrato na Fotografia: Autoconhecimento e Expressão”
- Facilitadora: Ananda Nunes
- Datas: 13 e 14/09/2024
- Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
- Local: Sala de Artes Visuais José Carlos Viana
- Inscrições: Link na bio do Instagram @panoramadafotografiadabahia
“Memórias Ancestrais”
- Facilitador: Raimundo Cavalhier
- Datas: 13 e 14/09/2024
- Horário: 9h às 12h e 14h às 18h
- Local: Mezanino da Galeria 02
- Inscrições: Link na bio do Instagram @panoramadafotografiadabahia