Guaiamum x Caranguejo: Qual é a diferença?
Apesar de parecerem a mesma coisa, existem várias particularidade entre esses dois crustáceos, muito importantes na culinária e cultura brasileiras

No Brasil, guaiamum e caranguejo são crustáceos bem conhecidos, especialmente nas regiões costeiras, onde fazem parte da culinária e da cultura local.
Embora muitas pessoas confundam esses animais, há diferenças claras entre eles e você vai aprender a distingui-los a seguir.
VEJA TAMBÉM: Estudos apontam que lagostas e caranguejos sentem dor e não devem ser cozidos vivos
Qual a diferença entre guaiamum e caranguejo?
A começar pelo habitat, eles vivem em lugares diferentes. Ambos podem ser encontrados em mangues, mas enquanto o guaiamum tende a viver mais próximo da areia, o caranguejo gosta mesmo é da lama.
Além disso, visualmente falando, o guaiamum tem um corpo mais robusto e pode variar de cor, incluindo principalmente tons de azul ou marrom.
Seu exoesqueleto é mais liso e suas patas dianteiras são grandes e fortes, utilizadas tanto para defesa quanto para escavação.
Já o caranguejo tem um exoesqueleto mais rugoso e de coloração geralmente laranja ou cinza. Suas garras são desiguais, com uma maior que a outra, usadas principalmente para alimentação e defesa.
A forma e textura de seus corpos refletem principalmente sua adaptação ao ambiente lamacento dos manguezais.
E no sabor?
O guaiamum costuma ser mais adocicado, enquanto o caranguejo geralmente tem um gostinho mais salgado.
- Esse último pode ser servido de vários modos, como dentro do famoso casquinho, ou numa fritada de carne de caranguejo, ao coco, entre diversas outras receitas.
- Já o guaiamum é geralmente cozido em água em sal e acompanhado por cebola, de maneira mais tradicional.
Ficou com água na boca só de ler, né? Então assista essa matéria do Sabor da Gente para saber mais sobre essas delícias!
E você, qual o seu preferido?