Carnaval 2025: Polícia fará controle de acesso ao Galo da Madrugada, Recife Antigo e Olinda
Ação tem objetivo de tentar impedir a entrada de objetos, como facas, que possam ser usados em agressões. Reconhecimento facial também será utilizado

Pela primeira vez no Carnaval, a polícia fará uma ação de controle de acesso ao Recife Antigo e ao Sítio Histórico de Olinda. O Galo da Madrugada, no próximo sábado (1º), também contará com revistas em duas pontes.
O anúncio do reforço na segurança foi feito nesta quarta-feira (26), véspera da abertura oficial do Carnaval do Recife e de Olinda, na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS).
"Essa postura de controle de acesso já é realizada em Salvador [na Bahia], e e estamos adotando nos principais polos de folia como uma forma de diminuir o número de objetos que possam ser usados em agressões", disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
"É claro que não será possível impedir que todos os objetos entrem nesses locais, porque não haverá equipes em todos os acessos e as revistas serão feitas por amostragem. Outro ponto importante é que as revistas também serão feitas quando as pessoas estiveram indo embora das festas para identificar, por exemplo, possíveis furtos de celulares", pontuou.
No Galo da Madrugada, o controle de acesso será nas pontes Princesa Isabel e Duarte Coelho. No Recife Antigo, será nas pontes Buarque de Macêdo, Maurício de Nassau e Giratória e na Rua Alfredo Lisboa.
Já no Sítio Histórico de Olinda, haverá controle de acesso nas ruas 10 de Novembro, 15 de Novembro, 13 de Maio (Henrique Dias e Boa Hora), Bica, Cel Joaquim Cavalcanti, Amparo, Bispo Coutinho e na Avenida Liberdade.
O investimento para a operação de Carnaval, neste ano, é avaliado em mais de R$ 12 milhões. Ao todo, 68.327 postos de trabalho (escalas extras) para os profissionais de segurança nos dias de folia.
TECNOLOGIAS ADOTADAS
O secretário reforçou que 47 câmeras do governo do estado serão usadas no Galo da Madrugada, Recife Antigo e Sítio Histórico de Olinda. Algumas delas, inclusive, com reconhecimento facial como forma de teste.
"Há mais de 15 mil mandados de prisão em aberto no Estado. Essa tecnologia vai ajudar a identificar e prender essas pessoas que resolverem estar nos focos de folia", disse Carvalho.
Drones e câmeras bodycams também serão adotadas no período carnavalesco.
"Estamos orientando toda a tropa sobre a importância de advertir mais do que repreender durante a folia", afirmou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ivanildo César Torres.