Empresas, estabelecimentos comerciais e condomínios estão aderindo a uma nova ferramenta para tentar combater a criminalidade. As torres ostensivas de monitoramento, que possuem inteligência artificial e gravam sons e imagens, já podem ser vistas nas principais capitais do País, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
A tecnologia é um dos destaques da 14ª edição da Feira de Condomínios do Nordeste (Fesíndico), que será realizada no RioMar Recife, no bairro do Pina, a partir desta sexta-feira (20). A entrada é gratuita.
"Os postes de monitoramento colaborativo são uma tendência forte para a segurança dos bairros. São uma forma de parceria público-privada, com as empresas de segurança, auxiliando o governo e as autoridades policiais a inibir e investigar crimes e ocorrências. A ideia é formar uma rede densa e integrada de câmeras nos municípios, no conceito de cidades inteligentes", explicou o consultor em segurança e empresário responsável em trazer a inovação para Pernambuco, Edoardo Costa.
No Recife, as torres podem ser vistas em ruas de bairros como Boa Vista, Boa Viagem, Ilha do Retiro, Aflitos, Espinheiro e Imbiribeira.
Os equipamentos contam com três câmeras de alta definição (full HD), luz de led em material acrílico, não conduzem eletricidade e contam com QR-CODE para abertura de chamados emergenciais pela comunidade.
Eles são posicionados do lado de fora de condomínios, estabelecimentos comerciais e empresariais, rente aos muros ou em áreas de recuo, para não invadir a calçada ou ambientes públicos. A média de custo mensal gira em torno de R$ 550 a R$750, com instalação inclusa.
"Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, onde já existem mais de três mil postes espalhados, usuários do serviço já começam a sentir a redução de ocorrências criminosas em condomínios e comércios locais. Com o avanço das tecnologias de inteligência artificial, vamos, rapidamente, ver cada vez mais possibilidades de prevenção e resolução de crimes", argumentou Costa.
14ª FESÍNDICO
As torres de monitoramento vão estar no stand da Qualiport, nesta sexta e sábado, das 13h às 22h, no piso L3 do RioMar Recife.
A 14ª Fesíndico contará com mais de 80 marcas expositoras e oito palestras gratuitas abordando temas de grande relevância para síndicos e gestores de condomínios.