O primeiro Centro de Hemodinâmica 100% SUS do Sertão foi inaugurado, nesta segunda-feira (24), no Hospital Eduardo Campos (HEC), no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.
O centro foi inaugurado com a presença governadora Raquel Lyra e busca melhorar a assistência cardiológica em toda a região.
“Viemos inaugurar um equipamento importante para saúde da população do Sertão, o serviço de hemodinâmica. (...) Sabemos da importância de oferecer o acesso à saúde de qualidade em cada canto do nosso Estado e esse é o nosso propósito”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O novo espaço possibilita a realização de procedimentos como cateterismos, angioplastias e outros tratamentos essenciais para pacientes com doenças cardiovasculares. “Já tínhamos iniciado a contratualização de um serviço da hemodinâmica privado, mas agora passamos a fazê-lo 100% SUS, aumentando a nossa capacidade e trazendo, inclusive, mais economicidade para os recursos do governo”, explicou a secretária executiva de Saúde, Domany Cavalcanti.
Para a aquisição do aparelho de hemodinâmica foi necessário um investimento de mais de R$ 2,4 milhões, e um dos objetivos é descentralizar os serviços de saúde pública.
A expectativa é que o Centro de Hemodinâmica, além de atender a demanda de Serra Talhada, também se torne um polo de referência para os demais municípios da região. Com a capacitação contínua dos profissionais, o novo serviço promete ser um exemplo de excelência em saúde.