Carnaval de Pernambuco | Notícia

Pernambuco terá centro integrado de saúde e ações voltadas à proteção das mulheres no Carnaval

Governo de Pernambuco informou que investe R$ 54,4 milhões para as festividades de Carnaval, com ações de segurança, saúde, cultura, lazer

Por Kolaiah Geloof Publicado em 21/02/2025 às 15:42

Com R$ 54,4 milhões investidos no Carnaval, através do Governo do Estado, Pernambuco dá início às festividades nesta sexta-feira (21). Em coletiva de imprensa, a Secretaria da Saúde detalhou as estratégias adotadas no período festivo. 

Para o Galo da Madrugada, a SES vai distribuir 72 mil preservativos externos (masculino) e 800 preservativos internos (feminino) e 32 mil sachês de gel lubrificante.

Para os demais focos de folia espalhados em todos os municípios pernambucanos, serão disponibilizados mais de 3,4 milhões de preservativos (masculino e feminino) e mais de 190 mil sachês de gel lubrificante, por meio das Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Centro Integrado de Operações de Saúde

Na coletiva, a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, explicou como vai funcionar o Centro Integrado de Operações de Saúde (Ciocs). O espaço atua em regime de plantão a partir de coletas de informações em tempo real.

"Vai funcionar na secretaria de Saúde e de forma também descentralizada ao longo de todo o Estado. Faz uma vigilância de todas as ações que são da saúde com relação à vigilância epidemiológica, a vigilância sanitária, o aparecimento de surtos, para que possam ter ações precoces, no sentido de intervir, para prevenir, e tratar quando necessário".

Ações específicas serão executadas nos locais com maior fluxo de pessoas, como na I Geres (Recife e Olinda), II Geres (Nazaré da Mata), IV Geres (Pesqueira e Bezerros), XI Geres (Triunfo) e na V Geres, na região de Garanhuns, onde ocorrem outras festividades e eventos culturais paralelamente ao Carnaval.

Vigilância sanitária

Entre as ações da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) estão a intensificação do monitoramento, fiscalização e ações de orientação para garantir a segurança sanitária no Carnaval.

O órgão acompanhará de perto as atividades das Vigilâncias Sanitárias Municipais. A Apevisa realizará inspeções em bares, restaurantes e demais locais de grande circulação para garantir o cumprimento das normas sanitárias.

Apoio à mulher

Zilda ainda falou sobre as ações em relação ao Apoia a Mulher Wilda Lessa, que continuará acontecendo no Hospital Agamenon Magalhães durante todo período de Carnaval.

A equipe disciplinar conta com assistentes sociais, médicos, enfermeiros e psicólogo, oferecendo suporte integral a adolescentes a partir dos 12 anos e mulheres e pessoas com útero, que tenham sofrido violências, especialmente sexual. “A gente está aqui pronto para atender mas espera que ninguém precise”, disse a secretária.

Hemope

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) funcionará em esquema especial. No sábado (1º), o horário de funcionamento é normal, das 7h15 às 18h30. No domingo (2), estará fechado.

Já na segunda e terça, o atendimento será reduzido, das 7h15 às 17h. Da quarta ao sábado, o expediente é normal.

Compartilhe