Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
tumores

Casos de câncer estão aumentando? Cerca de 30% deles podem ser evitados; saiba como prevenir

Especialistas alertam que o aumento no número de casos de câncer está frequentemente ligado a hábitos nocivos do dia a dia do paciente

Cadastrado por

Maria Letícia Menezes

Publicado em 04/02/2025 às 9:28 | Atualizado em 04/02/2025 às 14:12
Check-ups anuais com médicos especialistas e exames de arstreio são fundamentais para identificar tumores ainda em estágios iniciais - Reprodução/Pexels

Nos últimos anos, os casos de câncer no Brasil têm mostrado uma tendência crescente: o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, entre 2023 e 2025, cerca de 704 mil novos casos serão diagnosticados anualmente.

O câncer é uma doença complexa, com diversos tipos e causas possíveis, desde herança genética, até o avanço da idade. No Brasil, os mais comuns são:

A prevalência de certos tipos de câncer varia de acordo com a região do País, com as regiões Sul e Sudeste concentrando aproximadamente 70% dos novos diagnósticos.

Dia 04 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer, e para prevenir o surgimento de tumores, é necessário tomar algumas atitudes no dia a dia.

Estilo de vida

Apesar das causas da doença serem múltiplas, o oncologista clínico Heberton Medeiros, em entrevista ao videocast Saúde e Bem-Estar, do JC, ressalta que o aumento do número de casos de câncer está frequentemente relacionado ao estilo de vida da população.

“Hoje se come muito ultraprocessados e menos comida natural. A vida é cada vez mais estressada, sem qualidade de sono, sem atividade física. É multifatorial esse aumento”, explica.

De acordo com Medeiros, a combinação de uma dieta pobre em alimentos naturais, o estresse excessivo e a falta de atividades físicas contribui para o surgimento de várias condições crônicas, as quais favorecem o desenvolvimento de cânceres.

Leia Também

O que fazer?

O Inca alerta que cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados.

Em casos de histórico familiar, o paciente deve procurar o médico especialista e realizar os exames de rastreio periodicamente, especialmente durante os check-ups anuais.

O cirurgião oncológico Mário Rino, também entrevistado no videocast Saúde e Bem-Estar, explica que o acesso aos exames tem facilitado a detecção precoce de diversos tipos de câncer.

A colonoscopia, por exemplo, tem sido fundamental para identificar tumores colorretais antes que se tornem mais difíceis de tratar. 

Já o exame de colpocitologia oncótica, conhecido como "preventivo", é fundamental para investigar possíveis casos de câncer do colo do útero, que causa mais de 6 mil mortes anuais.

Hábitos 

Implementar hábitos saudáveis pode reduzir significativamente os riscos de desenvolver tumores, tais como:

Assista ao videocast Saúde e Bem-Estar, do JC, sobre o assunto:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS