Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
réveillon

Evite a ressaca: especialista dá dicas para o consumo consciente de álcool neste fim de ano

Especialista dá dicas para evitar ressacas após as festas de Réveillon e iniciar o ano de forma mais saudável

Cadastrado por

Maria Clara Trajano

Publicado em 30/12/2024 às 10:33 | Atualizado em 30/12/2024 às 13:07
Para evitar grandes problemas com a ressaca, o consumo de bebida alcóolica deve ser moderado - PORNSAWAN/FREEPIK BANCO DE IMAGENS

Chega ao fim o mês de dezembro, e, com ele, as celebrações pelo novo ano que se aproxima. Este é um momento de festas e confraternizações, muitas vezes acompanhado por vinhos, espumantes, cervejas e outras bebidas alcoólicas.

O consumo excessivo de álcool, combinado com a mudança de rotina nesse período festivo, pode provocar desconfortos, como a ressaca — um reflexo da sobrecarga do organismo ao metabolizar o álcool.

Nesse processo, o fígado é intensamente exigido, enquanto a desidratação e a perda de vitaminas e minerais causam sintomas como dores de cabeça, náuseas, cansaço e mal-estar.

“Evitar o álcool é a maneira mais eficaz de escapar da ressaca e preservar a saúde, mas se for inevitável, o consumo consciente e alguns cuidados ajudam o corpo a se recuperar”, alerta a médica clínica geral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, Sara Mohrbacher.

Leia Também

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dose padrão de consumo de bebida alcoólica no Brasil, para adultos, é de aproximadamente 10 gramas de álcool puro, o equivalente a uma lata de cerveja ou chope (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de destilado (30 ml).

A recomendação da OMS é não exceder duas doses por dia e se abster de consumir bebidas alcoólicas pelo menos dois dias por semana.

Se, neste final de ano, você optar por consumir bebidas alcoólicas, confira algumas medidas para minimizar os impactos no organismo e garantir um começo de ano mais saudável.

Leia Também

Dicas para evitar a ressaca e cuidar da saúde

Leia Também

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS